Sergio Akira Matsubara Junior
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo
pela Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT), Pós-graduado
em Design de interiores pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI),
Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. E-mail:
junior.matsubara@outlook.com
RESUMO
O
presente paper trata-se de um estudo sobre o conceito de modernidade líquida
estabelecidas pelo sociólogo Zygmunt Bauman, fazendo uma alusão com o perfil
das novas gerações de pessoas, aplicadas ao campo educacional. A liquidez
presente nesses indivíduos tornou o processo de ensino complicado, visto que as
maneiras tradicionais são consideradas pouco atrativas, tornando as aulas
maçantes. Esse é o desafio proposto para professores, aos quais necessitam da
procura de um renovo, que é encontrado diante de uma poderosa arma, ao qual os
alunos são familiarizados desde cedo, que é chamada de tecnologia. Esse
recurso, aliado a metodologias de ensino que tragam o aluno como protagonista
de seu futuro faz toda a diferença nas escolas. É seguindo por esse caminho que
se abre um leque de possibilidades para que se mude a problemática encontrada e
traga um ambiente escolar convidativo, em que aflora a imaginação e habilidades
pessoais dos novos perfis de estudantes, cujo quais prezam por uma educação
completa em todos os sentidos, e ao mesmo tempo inovadora.
Palavras-chave: Bauman. Gerações. Tecnologia. Ensino. Renovo.