DOI: 10.5281/zenodo.15200621

 

Sergio Akira Matsubara Junior

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT), Pós-graduado em Design de interiores pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. E-mail: junior.matsubara@outlook.com

 

RESUMO

O presente paper trata-se de um estudo sobre o conceito de modernidade líquida estabelecidas pelo sociólogo Zygmunt Bauman, fazendo uma alusão com o perfil das novas gerações de pessoas, aplicadas ao campo educacional. A liquidez presente nesses indivíduos tornou o processo de ensino complicado, visto que as maneiras tradicionais são consideradas pouco atrativas, tornando as aulas maçantes. Esse é o desafio proposto para professores, aos quais necessitam da procura de um renovo, que é encontrado diante de uma poderosa arma, ao qual os alunos são familiarizados desde cedo, que é chamada de tecnologia. Esse recurso, aliado a metodologias de ensino que tragam o aluno como protagonista de seu futuro faz toda a diferença nas escolas. É seguindo por esse caminho que se abre um leque de possibilidades para que se mude a problemática encontrada e traga um ambiente escolar convidativo, em que aflora a imaginação e habilidades pessoais dos novos perfis de estudantes, cujo quais prezam por uma educação completa em todos os sentidos, e ao mesmo tempo inovadora.

Palavras-chave: Bauman. Gerações. Tecnologia. Ensino. Renovo.