Deise Bastos de Araújo
Doutoranda
em Ciências da Educação do Programa de Posgrado da Facultad Interamericana de
Ciencias Sociales (FICS), professora de Educação Física da rede municipal de
educação de Bom Jesus da Lapa-BA. ORCID:
https://orcid.org/0000-0003-2191-4015?lang=pt. E-mail: deisetkd@hotmail.com
Vilma Aurea Rodrigues
Doutoranda
em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - PPGED da Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia (UESB), membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas
em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC /
UESB). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0141-9308.
http://lattes.cnpq.br/9183477330249662. E-mail: vilmaaurea@gmail.com
Queziane Martins da Cruz
Doutoranda em Educação pelo Programa de
Pós-Graduação - PPGED da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),
membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais,
Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC / UESB). ORCID:. https://orcid.org/0000-0002-8061-9879.
E-mail: martinsdacruzqueziane@gmail.com
RESUMO
A rede
municipal de educação do município de Bom Jesus da Lapa - BA tem buscado a cada
ano melhorias no ensino e nas aprendizagens das comunidades escolares através
de parcerias, programas e projetos que agregam às práxis pedagógicas. Além
disso, estratégias que aproximem ainda mais as crianças e os adolescentes do
conhecimento científico, intensificando trocas de saberes e experiências
fundamentais para o desenvolvimento das potencialidades individuais e
coletivas. E, pensando no currículo da educação básica que tem dentre outros
componentes curriculares a Educação Física - que possui um rico acervo de
conteúdos programáticos que são norteados pela cultura corporal, foi proposto
para as unidades escolares desta rede o projeto “Plante uma Ideia”, por ter
sido constado através de escuta sensível dos professores e alunos, a necessidade
de inovar as aulas de educação física das escolas de anos iniciais e finais do
ensino fundamental do campo e da cidade, por haver a prevalência de limitações
de oferta de vivencias diversificadas da cultura corporal nestes espaços de
aprendizagens. Baseando-se nisto, este estudo de revisão bibliográfica e de
análise documental, busca apresentar estratégias metodológicas possíveis de
serem realizadas no chão da sala de aula, para que sejam despertados olhares
sensíveis das comunidades escolares, gestores e até mesmo do governo, para com
a importância da educação física na formação de seres humanos. No qual, foi
possível identificar que falta muito para que esta área de conhecimento seja
respeitada, ou até mesmo reconhecida pelo seu indispensável papel na formação
omnlateral dos educandos, mas que não é impossível.
Palavras-chave: Currículo. Educação Física Escolar. Práxis Pedagógicas.