DOI: 10.5281/zenodo.15200634

 

Deise Bastos de Araújo

Doutoranda em Ciências da Educação do Programa de Posgrado da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), professora de Educação Física da rede municipal de educação de Bom Jesus da Lapa-BA. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2191-4015?lang=pt. E-mail: deisetkd@hotmail.com

 

Vilma Aurea Rodrigues

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - PPGED da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC / UESB). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0141-9308. http://lattes.cnpq.br/9183477330249662. E-mail: vilmaaurea@gmail.com

 

Queziane Martins da Cruz

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - PPGED da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC / UESB). ORCID:.  https://orcid.org/0000-0002-8061-9879. E-mail: martinsdacruzqueziane@gmail.com 

 

RESUMO

A rede municipal de educação do município de Bom Jesus da Lapa - BA tem buscado a cada ano melhorias no ensino e nas aprendizagens das comunidades escolares através de parcerias, programas e projetos que agregam às práxis pedagógicas. Além disso, estratégias que aproximem ainda mais as crianças e os adolescentes do conhecimento científico, intensificando trocas de saberes e experiências fundamentais para o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas. E, pensando no currículo da educação básica que tem dentre outros componentes curriculares a Educação Física - que possui um rico acervo de conteúdos programáticos que são norteados pela cultura corporal, foi proposto para as unidades escolares desta rede o projeto “Plante uma Ideia”, por ter sido constado através de escuta sensível dos professores e alunos, a necessidade de inovar as aulas de educação física das escolas de anos iniciais e finais do ensino fundamental do campo e da cidade, por haver a prevalência de limitações de oferta de vivencias diversificadas da cultura corporal nestes espaços de aprendizagens. Baseando-se nisto, este estudo de revisão bibliográfica e de análise documental, busca apresentar estratégias metodológicas possíveis de serem realizadas no chão da sala de aula, para que sejam despertados olhares sensíveis das comunidades escolares, gestores e até mesmo do governo, para com a importância da educação física na formação de seres humanos. No qual, foi possível identificar que falta muito para que esta área de conhecimento seja respeitada, ou até mesmo reconhecida pelo seu indispensável papel na formação omnlateral dos educandos, mas que não é impossível.

Palavras-chave: Currículo. Educação Física Escolar. Práxis Pedagógicas.