Paulo Roberto Brito Pimentel
Professor Seduc-CE
Doutorando em Ciências da Educação – Facultad
Interamericana de Ciências Sociales (FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355
E-mail: profpaulopimentel@gmail.com
Franklin Emmanuel da Silva Mano
Professor em
Cachoeirinha/PE; Caruaru/PE
Doutorando em Ciências da Educação - Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4089953515753563
E-mail: contato@franklinmano.com
Professor
em Macaíba/RN
Mestre
em Ciências da Educação – World University Ecumenical
Lattes:
https://lattes.cnpq.br/4618447510124986
E-mail:
erifdd@hotmail.com
Dariane da Encarnação Batista
Professora: Caapiranga-Am
Mestranda em Ciências da Educação - Facultad Interamericana
de Ciencias Sociales (FICS)
Orcid: https://orcid.org/0009-0009-0627-6052
E-mail: batistadariane55@gmail.com
Jessé Marques Lima Costa
Professor na SEMED Rio Verde/GO
Doutorando em Ciências da Educação – Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9511420403603464
E-mail: jessemarques85@gmail.com
Luciano Lino da Silva
Técnico Administrativo Educacional – Seduc/MT
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
University
E-mail: lucianolino25@hotmail.com
RESUMO
Este
artigo apresenta um estudo sobre a relevância da inteligência artificial sob a perspectiva
didático-pedagógica da construção de aprendizagens significativas. O objetivo
central é explorar a aplicação da IA no ensino a distância, analisando suas
vantagens, desvantagens e desafios, além de apresentar uma aplicação prática da
IA em sala de aula. O objetivo geral é fomentar o debate sobre a importância do
uso da inteligência artificial nos cursos de educação a distância, considerando
sua contribuição para a construção de aprendizagens significativas em um
exercício de cidadania. Os objetivos específicos incluem: 1) proporcionar a
docentes e discentes o uso da inteligência artificial como ferramenta
propulsora do ensino e da aprendizagem significativa, promovendo o
desenvolvimento de competências e habilidades, a construção de conhecimentos e
o compartilhamento de saberes; 2) examinar as vantagens, desvantagens e
desafios associados à implementação da inteligência artificial na EaD; 3)
demonstrar a aplicação prática da IA na unidade curricular eletiva de
matemática e suas tecnologias, com foco no curso de pré-álgebra da Khan
Academy, ofertado às turmas de primeira série da EEMTI Marechal Humberto de
Alencar Castelo Branco, conforme a proposta da Secretaria da Educação Básica do
Estado do Ceará. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, embasada em
uma abordagem qualitativa, visando suscitar reflexões sobre o impacto e as
potencialidades da IA em cursos de educação a distância. A inteligência
artificial tem revolucionado diversos campos, ampliando as possibilidades de
aprendizado na educação de forma dinâmica, inovadora e criativa. No entanto,
destaca-se a necessidade urgente de estabelecer um código de ética para os
espaços digitais e de conexão, reafirmando o compromisso com o exercício pleno
da cidadania.
Palavras-chave: Inteligência Artificial. Tecnologias. Educação. Aprendizagem. Cidadania.