DOI: 10.5281/zenodo.14956861

 

Paulo Roberto Brito Pimentel

Professor Seduc-CE

Doutorando em Ciências da Educação – Facultad Interamericana de Ciências Sociales  (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355 

E-mail: profpaulopimentel@gmail.com

 

Franklin Emmanuel da Silva Mano

Professor  em Cachoeirinha/PE; Caruaru/PE

Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4089953515753563

E-mail: contato@franklinmano.com

 

Erinaldo Bezerra da Silva

Professor em Macaíba/RN

Mestre em Ciências da Educação – World University Ecumenical

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4618447510124986

E-mail: erifdd@hotmail.com

 

Dariane da Encarnação Batista

Professora: Caapiranga-Am

Mestranda em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Orcid: https://orcid.org/0009-0009-0627-6052

E-mail: batistadariane55@gmail.com


Jessé Marques Lima Costa

Professor na SEMED Rio Verde/GO

Doutorando em Ciências da Educação – Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9511420403603464

E-mail: jessemarques85@gmail.com

 

Luciano Lino da Silva

Técnico Administrativo Educacional – Seduc/MT

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

E-mail: lucianolino25@hotmail.com

 

 

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo sobre a relevância da inteligência artificial sob a perspectiva didático-pedagógica da construção de aprendizagens significativas. O objetivo central é explorar a aplicação da IA no ensino a distância, analisando suas vantagens, desvantagens e desafios, além de apresentar uma aplicação prática da IA em sala de aula. O objetivo geral é fomentar o debate sobre a importância do uso da inteligência artificial nos cursos de educação a distância, considerando sua contribuição para a construção de aprendizagens significativas em um exercício de cidadania. Os objetivos específicos incluem: 1) proporcionar a docentes e discentes o uso da inteligência artificial como ferramenta propulsora do ensino e da aprendizagem significativa, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades, a construção de conhecimentos e o compartilhamento de saberes; 2) examinar as vantagens, desvantagens e desafios associados à implementação da inteligência artificial na EaD; 3) demonstrar a aplicação prática da IA na unidade curricular eletiva de matemática e suas tecnologias, com foco no curso de pré-álgebra da Khan Academy, ofertado às turmas de primeira série da EEMTI Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, conforme a proposta da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, embasada em uma abordagem qualitativa, visando suscitar reflexões sobre o impacto e as potencialidades da IA em cursos de educação a distância. A inteligência artificial tem revolucionado diversos campos, ampliando as possibilidades de aprendizado na educação de forma dinâmica, inovadora e criativa. No entanto, destaca-se a necessidade urgente de estabelecer um código de ética para os espaços digitais e de conexão, reafirmando o compromisso com o exercício pleno da cidadania.

Palavras-chave: Inteligência Artificial. Tecnologias. Educação. Aprendizagem. Cidadania.