Paulo Roberto Brito Pimentel
Professor Seduc-CE
Doutorando em Ciências da Educação - Facultad
Interamericana de Ciências Sociales
(FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355
E-mail: profpaulopimentel@gmail.com
Franklin Emmanuel da Silva Mano
Professor em
Cachoeirinha/PE; Caruaru/PE
Doutorando em Ciências da Educação - Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4089953515753563
E-mail: contato@franklinmano.com
Jessé Marques Lima Costa
Professor na SEMED Rio Verde/GO
Doutorando em Ciências da Educação - Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9511420403603464
E-mail: jessemarques85@gmail.com
Andréa Coutinho Pessoa de Oliveira
Professora na Seduc/CE
Mestre em Filosofia – UECE
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0370895166408465
Orcid: https://orcid.org/0009-0002-9562-2832
E-mail: deacpessoa@gmail.com
Shirle Heck
Professora Seduc/MT
Especialista em Psicologia da Educação - Faculdade Afirmativo
Lattes: https://lattes.cnpq.br/7794354444763740
E-mail: shirle_heck@hotmail.com
Elizângela Fernandes Motta Neves
Pedagoga em Presidente Kennedy/ES
Mestranda em Ciências da Educação – Faculdad Interamericana
de Ciencias Sociales (FICS)
ORCID: https://orcid.org/0009-0003-5022-8652
E-mail: fernandesmotta.e@gmail.com
RESUMO
Este artigo apresenta um estudo sobre plataformas
adaptativas, ensino adaptativo e aprendizagem personalizada, destacando seu
poder atrativo e transformador na vida do educando. Trata-se de um biossistema
que favorece estudos diversos por meio de feedback imediato, tutoria ativa,
planos flexíveis e prioridade às reais necessidades de cada aluno, promovendo
um amplo leque de oportunidades de ensino e aprendizagem. Na sociedade digital,
ferramentas tecnológicas permeiam o cotidiano, tornando fundamental o
desenvolvimento de competências e habilidades digitais nas comunidades
escolares. As tecnologias consolidam-se como referência global ao reafirmar a
importância de um ensino adaptado ao perfil de cada estudante, conectado à
modernidade e às tecnologias de informação e comunicação. As estratégias
metodológicas incluem a análise da literatura sobre plataformas adaptativas e
sua integração nos planejamentos coletivos e individuais de educadores, visando
estudos futuros e práticas pedagógicas mais eficazes.
Palavras-chave: Plataformas adaptativas. Aprendizagem personalizada. Ensino adaptativo. Educação e tecnologias. Sociedade digital.