DOI: 10.5281/zenodo.14956845

 

Paulo Roberto Brito Pimentel

Professor Seduc-CE

Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciências Sociales  (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355 

E-mail: profpaulopimentel@gmail.com

 

Franklin Emmanuel da Silva Mano

Professor  em Cachoeirinha/PE; Caruaru/PE

Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4089953515753563

E-mail: contato@franklinmano.com

 

Jessé Marques Lima Costa

Professor na SEMED Rio Verde/GO

Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9511420403603464

E-mail: jessemarques85@gmail.com

 

Andréa Coutinho Pessoa de Oliveira

Professora na Seduc/CE

Mestre em Filosofia – UECE

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0370895166408465

Orcid: https://orcid.org/0009-0002-9562-2832

E-mail: deacpessoa@gmail.com

Shirle Heck

Professora Seduc/MT

Especialista em Psicologia da Educação  - Faculdade Afirmativo

Lattes: https://lattes.cnpq.br/7794354444763740

E-mail: shirle_heck@hotmail.com

 

Elizângela Fernandes Motta Neves

Pedagoga em Presidente Kennedy/ES

Mestranda em Ciências da Educação – Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

ORCID: https://orcid.org/0009-0003-5022-8652

E-mail: fernandesmotta.e@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo sobre plataformas adaptativas, ensino adaptativo e aprendizagem personalizada, destacando seu poder atrativo e transformador na vida do educando. Trata-se de um biossistema que favorece estudos diversos por meio de feedback imediato, tutoria ativa, planos flexíveis e prioridade às reais necessidades de cada aluno, promovendo um amplo leque de oportunidades de ensino e aprendizagem. Na sociedade digital, ferramentas tecnológicas permeiam o cotidiano, tornando fundamental o desenvolvimento de competências e habilidades digitais nas comunidades escolares. As tecnologias consolidam-se como referência global ao reafirmar a importância de um ensino adaptado ao perfil de cada estudante, conectado à modernidade e às tecnologias de informação e comunicação. As estratégias metodológicas incluem a análise da literatura sobre plataformas adaptativas e sua integração nos planejamentos coletivos e individuais de educadores, visando estudos futuros e práticas pedagógicas mais eficazes.

Palavras-chave: Plataformas adaptativas. Aprendizagem personalizada. Ensino adaptativo. Educação e tecnologias. Sociedade digital.