Paulo Roberto Brito Pimentel
Professor Seduc-CE
Doutorando em Ciências da Educação – Facultad
Interamericana de Ciências Sociales
(FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355
Fernanda de Souza Reis Deprá
Coordenadora Pedagógica Seduc-ES
Mestranda em Ciências da Educação - Facultad Interamericana
de Ciências Sociales – FICS
Email: nanda.reisdepra@gmail.com
Lattes : http://lattes.cnpq.br/8487401762476705
ORCID: https://orcid.org/0009-0000-4532-0874
Valdice da Silva Oliveira
Professora Seduc/DF
Licenciada em Pedagogia – UCB
Orcid: https://orcid.org/0009-0004-8047-9775
E-mail: valdiceso@gmail.com
Davi Ferreira Barreto
Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional -
Seduc/BA
Doutorando em Ciências da Educação – Facultad
Interamericana de Ciências Sociales
(FICS)
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9454784140603337
E-mail: daviufrb@gmail.com
Marcela de Vargas Silva
Professora Presidente Kennedy/ES
Especialista em Artes – Faculdade Barra de São Francisco/ES
ORCID: https://orcid.org/0009-0006-5085-1630
Eunice
Rubet de Souza
Professora na Prefeitura de
Marataízes - ES
Mestranda em Ciências da educação
- Faculdad Interamericana de Ciências Sociales - FICS
Orcid: https://orcid.org/0009-0008-2865-108X
Email: nicetraba@gmail.com
RESUMO
Este artigo apresenta um estudo acerca da aprendizagem baseada em projetos na escola. O arcabouço organizacional do trabalho se sustenta em um tripé: metodologia ativa-desafios-implementação. Nosso intuito é abordar as metodologias ativas, os desafios dos docentes na implementação em sala de aula e quais as características do educador para aplicar ABP. O objetivo geral: é oportunizar um estudo reflexivo acerca do uso da aprendizagem baseada em projetos para a melhoria das ações didático-pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem dos escolares da EEMTI Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Os objetivos específicos: a) desenvolver um referencial teórico acerca das metodologias ativas e sua aplicabilidade, em especial, a aprendizagem baseada em projetos; b) analisar os desafios encontrados por educadores na inserção das metodologias ativas, especificamente, a aprendizagem baseada em projetos na comunidade escolar; c) estudar as características do docente na aplicação da aprendizagem baseada em projetos no chão da sala de aula. O trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa para suscitar a reflexão sobre a ABP, apresentação de dois projetos interdisciplinares: o chá literário e a cor da cultura desenvolvidos na comuna. As metodologias ativas vêm revolucionando os diversos fazeres, na educação amplia as possibilidades de aprendizado, de forma dinâmica, inovadora e criativa.
Palavras-chave: Educação. Metodologias Ativas. Docência. Projetos. Tecnologias.