DOI: 10.5281/zenodo.14956831

 

Paulo Roberto Brito Pimentel

Professor Seduc-CE

Doutorando em Ciências da Educação – Facultad Interamericana de Ciências Sociales  (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355 

profpaulopimentel@gmail.com

 

Fernanda de Souza Reis Deprá

Coordenadora Pedagógica Seduc-ES

Mestranda em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS

Email: nanda.reisdepra@gmail.com

Lattes  : http://lattes.cnpq.br/8487401762476705

ORCID: https://orcid.org/0009-0000-4532-0874

 

Valdice da Silva Oliveira

Professora Seduc/DF

Licenciada em Pedagogia – UCB

Orcid: https://orcid.org/0009-0004-8047-9775

E-mail: valdiceso@gmail.com

 

Davi Ferreira Barreto

Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Seduc/BA

Doutorando em Ciências da Educação – Facultad Interamericana de Ciências Sociales  (FICS)

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9454784140603337

E-mail: daviufrb@gmail.com

 

Marcela de Vargas Silva

Professora Presidente Kennedy/ES

Especialista em Artes – Faculdade Barra de São Francisco/ES

ORCID: https://orcid.org/0009-0006-5085-1630

marcelavsilva87@gmail.com

 

Eunice Rubet de Souza

Professora na Prefeitura de Marataízes - ES

Mestranda em Ciências da educação - Faculdad Interamericana de Ciências Sociales - FICS

Orcid: https://orcid.org/0009-0008-2865-108X

Email: nicetraba@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo acerca da aprendizagem baseada em projetos na escola. O arcabouço organizacional do trabalho se sustenta em um tripé: metodologia ativa-desafios-implementação. Nosso intuito é abordar as metodologias ativas, os desafios dos docentes na implementação em sala de aula e quais as características do educador para aplicar ABP. O objetivo geral: é oportunizar um estudo reflexivo acerca do uso da aprendizagem baseada em projetos para a melhoria das ações didático-pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem dos escolares da EEMTI Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Os objetivos específicos: a) desenvolver um referencial teórico acerca das metodologias ativas e sua aplicabilidade, em especial, a aprendizagem baseada em projetos; b) analisar os desafios encontrados por educadores na inserção das metodologias ativas, especificamente, a aprendizagem baseada em projetos na comunidade escolar; c) estudar as características do docente na aplicação da aprendizagem baseada em projetos no chão da sala de aula. O trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa para suscitar a reflexão sobre a ABP, apresentação de dois projetos interdisciplinares: o chá literário e a cor da cultura desenvolvidos na comuna. As metodologias ativas vêm revolucionando os diversos fazeres, na educação amplia as possibilidades de aprendizado, de forma dinâmica, inovadora e criativa.

Palavras-chave: Educação. Metodologias Ativas. Docência. Projetos. Tecnologias.