Paulo Roberto Brito Pimentel
Professor Seduc-CE
Doutorando em Ciências da Educação - Facultad
Interamericana de Ciências Sociales
(FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355
E-mail: profpaulopimentel@gmail.com
Marcela de Vargas Silva
Professora Presidente Kennedy/ES
Especialista em Artes – Faculdade Barra de São Francisco/ES
ORCID: https://orcid.org/0009-0006-5085-1630
E-mail: marcelavsilva87@gmail.com
José Leônidas Alves do Nascimento
Professor na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária
Federal - UniPRF.
Doutorando em Ciências da Educação - Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3971359718600843
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0554-271X
E-mail: jose.leonidas33@gmail.com
Érika da Silva Bezerra
Professora Seduc-CE
Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
University
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7057981224595251
E-mail: erikasilva.b@hotmail.com
Eduardo Sinedino de Oliveira
Professor EBTT - IFRN
Mestrando em Psicologia Organizacional e do Trabalho - UNP
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8599922737255605
E-mail: eduardosinedino@hotmail.com
Daiane Aparecida Lemos
Professora: Seduc/MT
Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University
Lattes: https://lattes.cnpq.br/3307429186244496
E-mail: daiane.lemos@edu.mt.gov.br
RESUMO
Este artigo apresenta um estudo acerca
da
relevância de ponderações do uso das mídias digitais, suas contribuições,
desafios e impactos na vida de educadores, educandos em suas relações nos
diversos contextos favorecidos pelo avanço das novas tecnologias, é fator
marcante nesse processo dialético interacional das pessoas no contexto escolar
e na comuna. Na sociedade digital as ferramentas
tecnológicas permeiam a vida cotidiana de todos; na era tecnológica e digital
da comunicação e informação desenvolver as competências e habilidades digitais
é fulcral em comunidades escolares. As tecnologias apontam para esse
molde marcante e que se torna referência pelo mundo de reafirmar a importância
de um ensino e de uma aprendizagem adaptada ao
perfil de cada estudante, disponibilizadas em diversos apetrechos no complexo e
amplo ecossistema da internet, portanto, conectados a modernidade. As estratégias metodológicas perfazem a leitura da
vasta literatura acerca das mídias digitais, hipermídia e vídeo interativo e a
inclusão para posterior estudos nos planejamentos coletivos e individuais de
educadores. As estratégias metodológicas perfazem a leitura da vasta literatura
acerca das mídias digitais, a hipermídia, o vídeo interativo, e esse amplo e
complexo ecossistema digital para posterior estudo nos planejamentos de
educadores da EEMTI Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Por fim, vale
ressaltar a pertinência do amplo debate acerca de exercício seguro de cidadania
digital, o marco civil da internet, as políticas públicas de inclusão digital
assim como cultivar os valores: ética, respeito, empatia nas relações dentro e
fora do espaço digital tecnológico.
Palavras-chave: Mídias. Digitais. Educação. Aprendizagem. Tecnologias.