DOI: 10.5281/zenodo.14956841

 

Paulo Roberto Brito Pimentel

Professor Seduc-CE

Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciências Sociales  (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355 

E-mail: profpaulopimentel@gmail.com

 

Marcela de Vargas Silva

Professora Presidente Kennedy/ES

Especialista em Artes – Faculdade Barra de São Francisco/ES

ORCID: https://orcid.org/0009-0006-5085-1630

E-mail: marcelavsilva87@gmail.com

 

José Leônidas Alves do Nascimento

Professor na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal - UniPRF.

Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3971359718600843

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0554-271X

E-mail: jose.leonidas33@gmail.com 

 

Érika da Silva Bezerra

Professora Seduc-CE

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7057981224595251

E-mail: erikasilva.b@hotmail.com

Eduardo Sinedino de Oliveira

Professor EBTT - IFRN

Mestrando em Psicologia Organizacional e do Trabalho -  UNP

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8599922737255605

E-mail: eduardosinedino@hotmail.com

 

Daiane Aparecida Lemos

 Professora: Seduc/MT

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Lattes: https://lattes.cnpq.br/3307429186244496

 E-mail: daiane.lemos@edu.mt.gov.br

 

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo acerca da relevância de ponderações do uso das mídias digitais, suas contribuições, desafios e impactos na vida de educadores, educandos em suas relações nos diversos contextos favorecidos pelo avanço das novas tecnologias, é fator marcante nesse processo dialético interacional das pessoas no contexto escolar e na comuna. Na sociedade digital as ferramentas tecnológicas permeiam a vida cotidiana de todos; na era tecnológica e digital da comunicação e informação desenvolver as competências e habilidades digitais é fulcral em comunidades escolares. As tecnologias apontam para esse molde marcante e que se torna referência pelo mundo de reafirmar a importância de um ensino e de uma aprendizagem adaptada ao perfil de cada estudante, disponibilizadas em diversos apetrechos no complexo e amplo ecossistema da internet, portanto, conectados a modernidade. As estratégias metodológicas perfazem a leitura da vasta literatura acerca das mídias digitais, hipermídia e vídeo interativo e a inclusão para posterior estudos nos planejamentos coletivos e individuais de educadores. As estratégias metodológicas perfazem a leitura da vasta literatura acerca das mídias digitais, a hipermídia, o vídeo interativo, e esse amplo e complexo ecossistema digital para posterior estudo nos planejamentos de educadores da EEMTI Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Por fim, vale ressaltar a pertinência do amplo debate acerca de exercício seguro de cidadania digital, o marco civil da internet, as políticas públicas de inclusão digital assim como cultivar os valores: ética, respeito, empatia nas relações dentro e fora do espaço digital tecnológico.

Palavras-chave: Mídias. Digitais. Educação. Aprendizagem. Tecnologias.