Paulo Roberto Brito Pimentel
Professor Seduc-CE
Doutorando em Ciências da Educação - Facultad
Interamericana de Ciências Sociales
(FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355
E-mail: profpaulopimentel@gmail.com
Rogério Antonio dos Santos
Professor: SED/SC
Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação - Must
University
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1627357096533409
E-mail: rogerioantoniodoss@gmail.com
Gilvânia
Maria Oliveira de Santana
Professora pela Secretaria Municipal de Educação de Ribeira do Pombal–BA.
Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6050204386406693
Orcid:
https://orcid.org/0009-0005-3679-6260
E-mail:
gilnoar@gmail.com
Elbo Isaac Dantas de Lima
Agente de Suporte em Educação – Caucaia/CE
Graduando em Pedagogia (UNESA)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5146926998258062
E-mail: elboisaacdl@gmail.com
Maria Analice de Araujo Albuquerque
Professora na Seduc/CE
Doutoranda em Ciências da Educação - Facultad
Interamericana de ciências Sociales (FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9372318885614265
E-mail: analicealbuquerque@gmail.com
RESUMO
Este artigo investigou a construção do
currículo como um exercício de cidadania, destacando os desafios impostos pela
educação do século XXI. O estudo abordou a necessidade de implementar
metodologias ativas, cujo cerne é transformar o educando em protagonista na
construção do conhecimento. Em um país extenso e desigual como o Brasil,
desafios como adequação dos projetos político-pedagógicos, integração de
características regionais e formação continuada de docentes demandam esforços
conjuntos das comunidades escolares. A pesquisa, fundamentada em uma abordagem
bibliográfica e um relato de experiência, analisou práticas desenvolvidas na
EEMTI Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Identificou-se a inserção de
tecnologias e metodologias ativas como estratégias para enriquecer o currículo
e aprimorar o ensino e a aprendizagem. Destacaram-se três ações: oportunizar
aos docentes formação continuada sobre o uso de tecnologias; refletir sobre
suas contribuições como ferramentas pedagógicas; e explorar as manifestações
curriculares, à luz da BNCC, nos planejamentos didáticos da escola. Os achados
revelaram que, embora desafiador, o processo de construção curricular oferece
oportunidades para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, criativa e
cidadã, alinhada às demandas contemporâneas e às especificidades locais.
Palavras-chave: Currículo. Tecnologias. Globalização. Educação. Cidadania.