DOI: 10.5281/zenodo.14956865

 

Paulo Roberto Brito Pimentel

Professor Seduc-CE

Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciências Sociales  (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355 

E-mail: profpaulopimentel@gmail.com

 

Rogério Antonio dos Santos

Professor: SED/SC

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação - Must University

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1627357096533409  

E-mail: rogerioantoniodoss@gmail.com

 

Gilvânia Maria Oliveira de Santana

Professora pela Secretaria Municipal de Educação de Ribeira do Pombal–BA.

Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6050204386406693

Orcid: https://orcid.org/0009-0005-3679-6260 

E-mail: gilnoar@gmail.com

 

Elbo Isaac Dantas de Lima

Agente de Suporte em Educação – Caucaia/CE

Graduando em Pedagogia (UNESA)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5146926998258062

E-mail: elboisaacdl@gmail.com

  

Maria Analice de Araujo Albuquerque

Professora na Seduc/CE

Doutoranda em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de ciências Sociales (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9372318885614265

E-mail: analicealbuquerque@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo investigou a construção do currículo como um exercício de cidadania, destacando os desafios impostos pela educação do século XXI. O estudo abordou a necessidade de implementar metodologias ativas, cujo cerne é transformar o educando em protagonista na construção do conhecimento. Em um país extenso e desigual como o Brasil, desafios como adequação dos projetos político-pedagógicos, integração de características regionais e formação continuada de docentes demandam esforços conjuntos das comunidades escolares. A pesquisa, fundamentada em uma abordagem bibliográfica e um relato de experiência, analisou práticas desenvolvidas na EEMTI Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Identificou-se a inserção de tecnologias e metodologias ativas como estratégias para enriquecer o currículo e aprimorar o ensino e a aprendizagem. Destacaram-se três ações: oportunizar aos docentes formação continuada sobre o uso de tecnologias; refletir sobre suas contribuições como ferramentas pedagógicas; e explorar as manifestações curriculares, à luz da BNCC, nos planejamentos didáticos da escola. Os achados revelaram que, embora desafiador, o processo de construção curricular oferece oportunidades para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, criativa e cidadã, alinhada às demandas contemporâneas e às especificidades locais.

Palavras-chave: Currículo. Tecnologias. Globalização. Educação. Cidadania.