Paulo Roberto Brito Pimentel
Professor Seduc-CE
Doutorando em Ciências da Educação - Facultad
Interamericana de Ciências Sociales
(FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355
E-mail: profpaulopimentel@gmail.com
Franklin Emmanuel da Silva Mano
Professor em
Cachoeirinha/PE; Caruaru/PE
Doutorando em Ciências da Educação – Facultad
Interamericana de Ciências Sociales
(FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4089953515753563
E-mail: contato@franklinmano.com
Fernanda de Souza Reis Deprá
Coordenadora Pedagógica Seduc-ES
Mestranda em Ciências da Educação - Facultad Interamericana
de Ciências Sociales – (FICS)
E-mail: nanda.reisdepra@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8487401762476705
ORCID: https://orcid.org/0009-0000-4532-0874
Eduardo Sinedino de Oliveira
Professor EBTT – IFRN
Mestrando em Psicologia Organizacional e do Trabalho - UNP
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8599922737255605
Professor
na SEMED Rio Verde/GO
Doutorando
em Ciências da Educação – Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9511420403603464
E-mail:
jessemarques85@gmail.com
Marcia
Elena de Azevedo Montovaneli
Professora
na Seduc/ES
Mestranda
em Ciencias da Educação - Facultad
Interamericana de Ciências Sociales (FICS)
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6167486089277186
E-mail:
marcia75elena@hotmail.com
RESUMO
Este artigo analisa a relevância do uso de ferramentas de qualidade para a melhoria das ações didático-pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem na EEMTI Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. O estudo explora a evolução e a importância dessas ferramentas desde períodos antigos até a contemporaneidade, destacando avanços, desafios e suas aplicações práticas no contexto educacional. A discussão está estruturada em torno do papel da escola, do impacto das novas tecnologias, do conceito de qualidade e das ferramentas utilizadas, como o PDCA/PDSA, ferramentas auxiliares e a norma ISO 9000. O foco principal recai sobre o método PDCA/PDSA e sua aplicabilidade no ambiente escolar, evidenciando sua contribuição para a organização e a melhoria contínua. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise de literatura especializada e revisão bibliográfica, com o objetivo de demonstrar como as ferramentas de qualidade podem potencializar a gestão pedagógica e promover a construção de aprendizagens significativas, alinhadas ao exercício da cidadania. As ferramentas de qualidade, quando aplicadas de forma integrada, destacam-se pela eficiência e eficácia no enfrentamento de desafios institucionais. Elas favorecem tanto a solução de problemas quanto a otimização de processos, sendo indispensáveis para o alcance de resultados consistentes e sustentáveis. Apesar dos avanços, o estudo aponta para a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema, especialmente entre os atores envolvidos no processo educacional. A pesquisa reafirma que a utilização adequada das ferramentas de qualidade na sala de aula e na gestão escolar fortalece o papel da escola como espaço de aprendizado e transformação social. A implementação dessas práticas, além de promover melhorias na qualidade do ensino, reflete no desenvolvimento de competências que impactam positivamente a formação de indivíduos e a comunidade escolar como um todo.
Palavras-chave: Ferramentas de qualidade. Escola. Gestão. Ensino. Aprendizagem. Resultados.