DOI: 10.5281/zenodo.14956837

 

Paulo Roberto Brito Pimentel

Professor Seduc-CE

Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciências Sociales  (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355 

E-mail: profpaulopimentel@gmail.com

 

Franklin Emmanuel da Silva Mano

Professor  em Cachoeirinha/PE; Caruaru/PE

Doutorando em Ciências da Educação – Facultad Interamericana de Ciências Sociales  (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4089953515753563

E-mail: contato@franklinmano.com

 

Fernanda de Souza Reis Deprá

Coordenadora Pedagógica Seduc-ES

Mestranda em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciências Sociales – (FICS)

E-mail: nanda.reisdepra@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8487401762476705

ORCID: https://orcid.org/0009-0000-4532-0874

 

Eduardo Sinedino de Oliveira

Professor EBTT – IFRN

Mestrando em Psicologia Organizacional e do Trabalho -  UNP

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8599922737255605

eduardosinedino@hotmail.com

Jessé Marques Lima Costa

Professor na SEMED Rio Verde/GO

Doutorando em Ciências da Educação – Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9511420403603464

E-mail: jessemarques85@gmail.com

 

Marcia Elena de Azevedo Montovaneli

Professora na Seduc/ES

Mestranda em Ciencias da Educação -  Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS)

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6167486089277186

E-mail: marcia75elena@hotmail.com

 

RESUMO

Este artigo analisa a relevância do uso de ferramentas de qualidade para a melhoria das ações didático-pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem na EEMTI Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. O estudo explora a evolução e a importância dessas ferramentas desde períodos antigos até a contemporaneidade, destacando avanços, desafios e suas aplicações práticas no contexto educacional. A discussão está estruturada em torno do papel da escola, do impacto das novas tecnologias, do conceito de qualidade e das ferramentas utilizadas, como o PDCA/PDSA, ferramentas auxiliares e a norma ISO 9000. O foco principal recai sobre o método PDCA/PDSA e sua aplicabilidade no ambiente escolar, evidenciando sua contribuição para a organização e a melhoria contínua. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise de literatura especializada e revisão bibliográfica, com o objetivo de demonstrar como as ferramentas de qualidade podem potencializar a gestão pedagógica e promover a construção de aprendizagens significativas, alinhadas ao exercício da cidadania. As ferramentas de qualidade, quando aplicadas de forma integrada, destacam-se pela eficiência e eficácia no enfrentamento de desafios institucionais. Elas favorecem tanto a solução de problemas quanto a otimização de processos, sendo indispensáveis para o alcance de resultados consistentes e sustentáveis. Apesar dos avanços, o estudo aponta para a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema, especialmente entre os atores envolvidos no processo educacional. A pesquisa reafirma que a utilização adequada das ferramentas de qualidade na sala de aula e na gestão escolar fortalece o papel da escola como espaço de aprendizado e transformação social. A implementação dessas práticas, além de promover melhorias na qualidade do ensino, reflete no desenvolvimento de competências que impactam positivamente a formação de indivíduos e a comunidade escolar como um todo.

Palavras-chave: Ferramentas de qualidade. Escola.  Gestão. Ensino. Aprendizagem. Resultados.