DOI: 10.5281/zenodo.14956851

 

Paulo Roberto Brito Pimentel

Professor Seduc-CE

Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciências Sociales  (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355 

E-mail: profpaulopimentel@gmail.com

 

Franklin Emmanuel da Silva Mano

Professor  em Cachoeirinha/PE; Caruaru/PE

Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4089953515753563

E-mail: contato@franklinmano.com

 

Shirlen Mac Lane Rocha Ramos

Professora na Seduc/MT

Professora em Tesouro/MT

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

E-mail: shirlenmaclane@hotmail.com

 

Verledi Daiana da Silva Hein

Professora em Sinop/MT

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5605811133169519

Email:verledidaiana@icloud.com

  

Maria Amélia Catossi

Professora Seduc/MT

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

E-mail: ameliadasaude@gmail.com

 

Flávia Silva de Souza Batista

Professora: Paranaguá/PR

Especialização em Educação Especial – Faculdade São Brás

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5262950693845620

E-mail: flavia.souza81@icloud.com

 

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo sobre a importância da aprendizagem colaborativa, das tecnologias digitais e da Taxonomia de Bloom aplicadas às ações didático-pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem na EEMTI Marechal H. de A. Castelo Branco. A metodologia utilizada fundamenta-se na abordagem qualitativa, leitura e análise da literatura disponível em sites e fascículos da MUST, além de revisão bibliográfica. Busca-se demonstrar que essas ferramentas potencializam a aprendizagem e o conhecimento, alinhando-se à práxis pedagógica do docente na construção de um exercício efetivo de cidadania. O objetivo central é oferecer aos docentes subsídios para o planejamento pedagógico, destacando a importância da aprendizagem colaborativa e do uso das tecnologias digitais em sua formação. Os objetivos específicos incluem: estudar o alinhamento da Taxonomia de Bloom com a aprendizagem colaborativa na prática docente; analisar a aplicação das tecnologias digitais e da Taxonomia de Bloom na formação do educador e no exercício didático em sala de aula; e elaborar e aplicar um projeto de monitoria no laboratório de informática da escola. Ressalta-se que essas ferramentas, quando utilizadas em conjunto, ampliam a eficiência e a eficácia no enfrentamento dos desafios educacionais, contribuindo significativamente para a qualidade do ensino.

Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa. Tecnologias. Taxonomia. Docente. Discente.