Paulo Roberto Brito Pimentel
Professor Seduc-CE
Doutorando em Ciências da Educação - Facultad
Interamericana de Ciências Sociales
(FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506590110451355
E-mail: profpaulopimentel@gmail.com
Franklin Emmanuel da Silva Mano
Professor em
Cachoeirinha/PE; Caruaru/PE
Doutorando em Ciências da Educação - Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4089953515753563
E-mail: contato@franklinmano.com
Shirlen Mac Lane Rocha Ramos
Professora na Seduc/MT
Professora em Tesouro/MT
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
University
E-mail: shirlenmaclane@hotmail.com
Verledi Daiana da Silva Hein
Professora em Sinop/MT
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
University
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5605811133169519
Email:verledidaiana@icloud.com
Maria Amélia Catossi
Professora Seduc/MT
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
University
E-mail: ameliadasaude@gmail.com
Flávia Silva de Souza Batista
Professora: Paranaguá/PR
Especialização em Educação Especial – Faculdade São Brás
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5262950693845620
E-mail: flavia.souza81@icloud.com
RESUMO
Este
artigo apresenta um estudo sobre a importância da aprendizagem colaborativa,
das tecnologias digitais e da Taxonomia de Bloom aplicadas às ações
didático-pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem na EEMTI Marechal H.
de A. Castelo Branco. A metodologia utilizada fundamenta-se na abordagem
qualitativa, leitura e análise da literatura disponível em sites e fascículos
da MUST, além de revisão bibliográfica. Busca-se demonstrar que essas
ferramentas potencializam a aprendizagem e o conhecimento, alinhando-se à
práxis pedagógica do docente na construção de um exercício efetivo de
cidadania. O objetivo central é oferecer aos docentes subsídios para o
planejamento pedagógico, destacando a importância da aprendizagem colaborativa
e do uso das tecnologias digitais em sua formação. Os objetivos específicos
incluem: estudar o alinhamento da Taxonomia de Bloom com a aprendizagem
colaborativa na prática docente; analisar a aplicação das tecnologias digitais
e da Taxonomia de Bloom na formação do educador e no exercício didático em sala
de aula; e elaborar e aplicar um projeto de monitoria no laboratório de
informática da escola. Ressalta-se que essas ferramentas, quando utilizadas em
conjunto, ampliam a eficiência e a eficácia no enfrentamento dos desafios educacionais,
contribuindo significativamente para a qualidade do ensino.
Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa. Tecnologias. Taxonomia. Docente. Discente.