DOI: 10.5281/zenodo.14948120

 

Maria do Socorro Corrêa da Cruz

Mestra em Ciências da Educação - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Graduada em Biblioteconomia- UFMA. Licenciada em Pedagogia- UNIMAIS. Professora da Faculdade do Maranhão e Universidade Estadual do Maranhão

E-mail: mscruz742@gmail.com

 

Cássia Milena Moraes

Graduando do Curso de Administração- Faculdade do Maranhão

E-mail:cassiamilena2001@gmail.com

 

Gabriel Pereira de Souza

Graduando do Curso de Administração- Faculdade do Maranhão

E-mail: gabriel.fcnh@outlook.com.br

 

Giovana Maria Ferreira de Oliveira

Graduando do Curso de Administração- Faculdade do Maranhão

E-mail: giovannaoliveira1930@gmail.com

 

Thiago Lucas Matos

Graduando do Curso de Administração- Faculdade do Maranhão

E-mail: ts740668@gmail.com

 

RESUMO

A pesquisa os impactos das redes sociais na educação superior e como afetam o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. A pesquisa visa investigar os comportamentos dos alunos em relação ao uso das redes sociais durante atividades educacionais, analisar como essas plataformas afetam o desempenho acadêmico dos alunos e apontar estratégias para otimizar seu uso no contexto educacional. Realizou-se um estudo de caso com 50 discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade do Maranhão, utilizando questionários como instrumento de coleta de dados e seguindo uma abordagem qualitativa para compreensão do fenômeno. A pesquisa revela que todos os alunos utilizam redes sociais, principalmente Instagram e WhatsApp, para fins de entretenimento, comunicação com professores e colegas, busca de informações educacionais e formação de grupos de estudo. O uso das redes sociais demonstrou melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, facilitando a comunicação, o acesso a recursos educacionais e a colaboração entre estudantes. No entanto, o uso excessivo pode levar a distração, procrastinação e queda no rendimento escolar. As redes sociais desempenham um papel significativo na vida dos estudantes universitários, proporcionando melhorias na comunicação, colaboração e acesso a recursos educacionais. No entanto, é essencial orientar e equilibrar seu uso para maximizar os benefícios educacionais e minimizar possíveis impactos negativos, como distração e dependência excessiva. A integração consciente dessas plataformas no ambiente educacional pode transformar o aprendizado, tornando-o mais interativo, acessível e eficaz.

Palavras-chave: Redes sociais. TICs. Educação.  Interatividade.