Maria do Socorro Corrêa da Cruz
Mestra em Ciências da Educação - Universidade Lusófona de Humanidades e
Tecnologias. Graduada em Biblioteconomia- UFMA.
Licenciada em Pedagogia- UNIMAIS. Professora da Faculdade do Maranhão e
Universidade Estadual do Maranhão
E-mail: mscruz742@gmail.com
Cássia Milena Moraes
Graduando do Curso de Administração- Faculdade do Maranhão
E-mail:cassiamilena2001@gmail.com
Gabriel Pereira de Souza
Graduando do Curso de Administração- Faculdade do Maranhão
E-mail: gabriel.fcnh@outlook.com.br
Giovana Maria Ferreira de Oliveira
Graduando do Curso de Administração- Faculdade do Maranhão
E-mail: giovannaoliveira1930@gmail.com
Thiago Lucas Matos
Graduando do Curso de Administração- Faculdade do Maranhão
E-mail: ts740668@gmail.com
RESUMO
A pesquisa os impactos das redes
sociais na educação superior e como afetam o processo de ensino-aprendizagem e
o desenvolvimento dos alunos. A pesquisa visa investigar os comportamentos dos
alunos em relação ao uso das redes sociais durante atividades educacionais,
analisar como essas plataformas afetam o desempenho acadêmico dos alunos e
apontar estratégias para otimizar seu uso no contexto educacional. Realizou-se
um estudo de caso com 50 discentes dos cursos de Administração e Ciências
Contábeis da Faculdade do Maranhão, utilizando questionários como instrumento
de coleta de dados e seguindo uma abordagem qualitativa para compreensão do
fenômeno. A pesquisa revela que todos os alunos utilizam redes sociais,
principalmente Instagram e WhatsApp, para fins de entretenimento,
comunicação com professores e colegas, busca de informações educacionais e
formação de grupos de estudo. O uso das redes sociais demonstrou melhorar o
desempenho acadêmico dos alunos, facilitando a comunicação, o acesso a recursos
educacionais e a colaboração entre estudantes. No entanto, o uso excessivo pode
levar a distração, procrastinação e queda no rendimento escolar. As redes
sociais desempenham um papel significativo na vida dos estudantes
universitários, proporcionando melhorias na comunicação, colaboração e acesso a
recursos educacionais. No entanto, é essencial orientar e equilibrar seu uso
para maximizar os benefícios educacionais e minimizar possíveis impactos
negativos, como distração e dependência excessiva. A integração consciente
dessas plataformas no ambiente educacional pode transformar o aprendizado,
tornando-o mais interativo, acessível e eficaz.
Palavras-chave: Redes sociais. TICs. Educação. Interatividade.