DOI: 10.5281/zenodo.14948134

 

Jucelino Junior Pereira Araujo

Graduado Em Licenciatura Plena Em Matemática Pela Faculdade De Ciências Humanas Do Sertão Central - FACHUSC.

Especialista: Metodologia Do Ensino Da Matemática Pela Faculdade - FACUMINAS / Ensino De Ciência E Matemática Pela Universidade Federal De Pernambuco - UFPE. Currículo E Prática Docente Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental Pela Universidade Federal Do Piauí - UFPI.

E-mail: professorjucelnocedro15@gmail.com

 

RESUMO
Este estudo analisa a importância da inclusão e da educação especial na atualidade, considerando os desafios e as oportunidades que surgem no ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo é promover uma reflexão crítica sobre práticas pedagógicas inclusivas, destacando o papel indispensável de professores, gestores escolares e famílias na construção de um ambiente educacional equitativo. Fundamentado em pesquisa bibliográfica e em autores relevantes, como Rocha, Sassaki e Mantoan, o artigo discute estratégias para superar barreiras culturais e pedagógicas, fomentar a valorização das diferenças e fortalecer os laços entre escola e comunidade. A proposta central é garantir um ensino inclusivo que elimine preconceitos, potencialize habilidades individuais e contribua para a formação integral dos estudantes, preparando-os para uma convivência respeitosa e cidadã.

Palavras-chave: Inclusão escolar; Educação especial; Formação docente; Diversidade; Gestão educacional; Práticas inclusivas.