Jucelino
Junior Pereira Araujo
Graduado Em Licenciatura Plena Em
Matemática Pela Faculdade De Ciências Humanas Do Sertão Central - FACHUSC.
Especialista: Metodologia Do
Ensino Da Matemática Pela Faculdade - FACUMINAS / Ensino De Ciência E
Matemática Pela Universidade Federal De Pernambuco - UFPE. Currículo E Prática
Docente Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental Pela Universidade Federal Do
Piauí - UFPI.
E-mail:
professorjucelnocedro15@gmail.com
RESUMO
Este estudo analisa a importância da inclusão e da educação especial na
atualidade, considerando os desafios e as oportunidades que surgem no ensino de
alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo é promover uma
reflexão crítica sobre práticas pedagógicas inclusivas, destacando o papel
indispensável de professores, gestores escolares e famílias na construção de um
ambiente educacional equitativo. Fundamentado em pesquisa bibliográfica e em
autores relevantes, como Rocha, Sassaki e Mantoan, o artigo discute estratégias
para superar barreiras culturais e pedagógicas, fomentar a valorização das
diferenças e fortalecer os laços entre escola e comunidade. A proposta central
é garantir um ensino inclusivo que elimine preconceitos, potencialize
habilidades individuais e contribua para a formação integral dos estudantes,
preparando-os para uma convivência respeitosa e cidadã.
Palavras-chave: Inclusão escolar; Educação especial; Formação docente; Diversidade; Gestão educacional; Práticas inclusivas.