DOI: 10.5281/zenodo.14948105

 

Willian Francisco de Moura

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa Leitura e Formação do leitor. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Lavras (UFLA/2023). Licenciado em Letras - Inglês (UNESA) e Pedagogia (UEG). Professor efetivo de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC – GO) e docente do ensino superior da Faculdade Serra da Mesa – Fasem. E-mail: willian.f.m40@gmail.com

 

Márcia Miranda Chagas Vale

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa: Leitura e formação do leitor. Mestra em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão. Graduada em Licenciatura Plena em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí. Professora Efetiva da Rede Estadual do Maranhão. Professora do Programa de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no curso de Licenciatura em Letras Vernáculas.

E-mail: marciamirandavale@gmail.com

 

RESUMO

A formação literária de leitores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, doravante (AIEF), perpassa questões pedagógicas, estéticas e interculturais. Este estudo teve como objetivo investigar como a perspectiva decolonial pode contribuir para a formação de leitores literários nos AIEF, explorando práticas pedagógicas que promovam a diversidade cultural, a desconstrução de estereótipos e a valorização de narrativas marginalizadas na seleção de textos literários por meio da literatura infantil. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos de autores como Walsh (2009; 2013), Petit (2008; 2009), Zilberman (2003; 2021), Colomer (2007; 2017) e Adichie (2019). Do ponto de vista epistemológico, esta é uma investigação qualitativa-interpretativa. Quanto aos seus objetivos, classifica-se como uma pesquisa bibliográfica exploratória. Além disso, também é uma pesquisa-ação. Nesse contexto, a pesquisa foi realizada em uma turma de 5º ano dos AIEF, de modo que foram abordadas nos momentos de acolhimento, as obras “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de SaintExupéry e “O Pequeno Príncipe Preto”, de Rodrigo França. Foram propostas discussões relacionadas à desconstrução de estereótipos, à diversidade étnica e racial brasileira e diálogos sobre as diferentes culturas que existem no Brasil. Concluímos que a formação de leitores literários sob uma perspectiva decolonial visa não apenas ampliar o repertório literário dos estudantes, mas também desenvolver neles uma consciência crítica e um senso de justiça social, preparando-os para serem cidadãos mais conscientes e engajados em um mundo diverso e complexo.

Palavras-chave: Literatura infantil. Perspectiva decolonial. Leitor literário.