Willian Francisco de Moura
Doutorando em Letras pelo
Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), na
linha de pesquisa Leitura e Formação do leitor. Mestre em Letras pela
Universidade Federal de Lavras (UFLA/2023). Licenciado em Letras - Inglês
(UNESA) e Pedagogia (UEG). Professor efetivo de Língua Portuguesa da Secretaria
de Estado da Educação de Goiás (SEDUC – GO) e docente do ensino superior da
Faculdade Serra da Mesa – Fasem. E-mail: willian.f.m40@gmail.com
Márcia
Miranda Chagas Vale
Doutoranda pelo Programa
de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de
pesquisa: Leitura e formação do leitor. Mestra em Teoria Literária pelo
Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão. Graduada em
Licenciatura Plena em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí.
Professora Efetiva da Rede Estadual do Maranhão. Professora do Programa de
Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no
curso de Licenciatura em Letras Vernáculas.
E-mail: marciamirandavale@gmail.com
RESUMO
A
formação literária de leitores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
doravante (AIEF), perpassa questões pedagógicas, estéticas e interculturais.
Este estudo teve como objetivo investigar como a perspectiva
decolonial pode contribuir para a formação de leitores literários nos AIEF,
explorando práticas pedagógicas que promovam a diversidade cultural, a
desconstrução de estereótipos e a valorização de narrativas marginalizadas na
seleção de textos literários por meio da literatura infantil. A pesquisa está
fundamentada nos pressupostos teóricos de autores como Walsh (2009; 2013),
Petit (2008; 2009), Zilberman (2003; 2021), Colomer (2007; 2017) e Adichie
(2019). Do ponto de vista epistemológico, esta é uma investigação
qualitativa-interpretativa. Quanto aos seus objetivos, classifica-se como uma
pesquisa bibliográfica exploratória. Além disso, também é uma pesquisa-ação.
Nesse contexto, a pesquisa foi realizada em uma turma de 5º ano dos AIEF, de
modo que foram abordadas nos momentos de acolhimento, as obras “O Pequeno
Príncipe”, de Antoine de SaintExupéry e “O Pequeno Príncipe Preto”, de Rodrigo
França. Foram propostas discussões relacionadas à desconstrução de
estereótipos, à diversidade étnica e racial brasileira e diálogos sobre as
diferentes culturas que existem no Brasil. Concluímos que a formação de
leitores literários sob uma perspectiva decolonial visa não apenas ampliar o
repertório literário dos estudantes, mas também desenvolver neles uma
consciência crítica e um senso de justiça social, preparando-os para serem
cidadãos mais conscientes e engajados em um mundo diverso e complexo.
Palavras-chave: Literatura infantil. Perspectiva decolonial. Leitor literário.