Olinderge Priscilla Câmara Bezerra
Doutoranda em Ciências da Educação pela
Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS ), Mestre em Tecnologias
Emergentes em Educação pela Must University (MUST). Secretaria de Estado da
Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC) e
Prefeitura Municipal de Jardim de Angicos - RN. 1960 NE 5th Ave, Boca Raton, FL
33431, Estados Unidos. E-mail: olinderge@gmail.com
RESUMO
O
presente trabalho apresenta como as transformações sociais têm levando às
modificações de percepção no sistema educacional, considerando que a dinâmica
social está gradativamente mais interligada por meio das tecnologias digitais,
sendo necessário inovar o ensino para atender as necessidades dos estudantes do
século XXI, tornando possível a partir da implantação das metodologias ativas
no contexto da cultura digital, pois proporciona uma diversidade de recursos
que pode ser utilizado no processo de ensino, tais como: aplicativos, redes
sociais, os games, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), dentre outros.
Porém as escolas precisam oferecer a estrutura necessária, assim como os
professores precisam buscar se atualizarem constantemente e implementarem novos
recursos e estratégias nas suas formas de ensinar e de aprender para que o
ensino consiga acompanhar as mudanças ocorridas na era digital. Nesse sentido,
a cultura digital contribui para compreensão das habilidades e competências
necessárias para o desenvolvimento dos estudantes, esses avanços proporcionam
criatividade e inovação, proporcionando que o discente se torne o protagonista
do seu aprendizado. Esta análise consiste em uma revisão da literatura a partir
de pesquisa embasada na concepção de teóricos, objetivando identificar as
possibilidades de inovação no ensino, a partir da utilização das tecnologias
digitais da informação e da comunicação e das metodologias ativas no contexto
da cultura digital.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Metodologias Ativas. Cultura Digital. Inovação. Aprendizagem Significativa.