DOI: 10.5281/zenodo.14789829

 

Olinderge Priscilla Câmara Bezerra

Doutoranda em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS ), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST). Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC) e Prefeitura Municipal de Jardim de Angicos - RN. 1960 NE 5th Ave, Boca Raton, FL 33431, Estados Unidos. E-mail: olinderge@gmail.com

 

RESUMO

O presente trabalho apresenta como as transformações sociais têm levando às modificações de percepção no sistema educacional, considerando que a dinâmica social está gradativamente mais interligada por meio das tecnologias digitais, sendo necessário inovar o ensino para atender as necessidades dos estudantes do século XXI, tornando possível a partir da implantação das metodologias ativas no contexto da cultura digital, pois proporciona uma diversidade de recursos que pode ser utilizado no processo de ensino, tais como: aplicativos, redes sociais, os games, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), dentre outros. Porém as escolas precisam oferecer a estrutura necessária, assim como os professores precisam buscar se atualizarem constantemente e implementarem novos recursos e estratégias nas suas formas de ensinar e de aprender para que o ensino consiga acompanhar as mudanças ocorridas na era digital. Nesse sentido, a cultura digital contribui para compreensão das habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento dos estudantes, esses avanços proporcionam criatividade e inovação, proporcionando que o discente se torne o protagonista do seu aprendizado. Esta análise consiste em uma revisão da literatura a partir de pesquisa embasada na concepção de teóricos, objetivando identificar as possibilidades de inovação no ensino, a partir da utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação e das metodologias ativas no contexto da cultura digital.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Metodologias Ativas. Cultura Digital. Inovação. Aprendizagem Significativa.