DOI: 10.5281/zenodo.14948130

 

Francisco Lucas Ferreira Barbosa

Pós-Graduando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino (PPLE) em Ciências da Linguagem com Ênfase no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do subprojeto PIBID Língua Portuguesa UAL/CFP/UFCG. Pombal-PB. E-mail: estud.franciscolucas@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8420021531120520.

 

Valdilene Pereira Santos

Graduanda do curso de letras/português pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Integrante do Grupo de Estudos da Narrativas Alagoanas – GENA. Bolsista do PIBID Língua Portuguesa. Arapiraca-AL. E-mail: valpdl@outlook.com . Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0957096062158307.

 

RESUMO

Este artigo objetiva refletir sobre a importância da formação de círculos de leitura literária virtual a partir de uma experiência exitosa realizada por meio da plataforma Google Meet. As análises presentes nesse trabalho partem dos estudos sobre leitura apresentados por Ezequiel Theodoro da Silva na obra O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura (2002) e dos estudos sobre a formação de círculos de leitura em sala de aula teorizados por Rildo Cosson na obra Como criar círculos de leitura em sala de aula (2021). A metodologia utilizada é a de revisão bibliográfica dos textos supracitados. Como resultado dessas discussões surgem possibilidades e/ou estratégias para se iniciar um processo de formação de círculos de leitura virtual pelo Google Meet no território brasileiro.

Palavras-chave: Leitura. Círculos de leitura virtual. Google Meet. Literatura.