Francisco Lucas Ferreira Barbosa
Pós-Graduando pelo Programa de Pós-Graduação em
Linguística e Ensino (PPLE) em Ciências da Linguagem com Ênfase no Ensino de
Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do subprojeto PIBID Língua
Portuguesa UAL/CFP/UFCG. Pombal-PB. E-mail: estud.franciscolucas@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8420021531120520.
Valdilene
Pereira Santos
Graduanda
do curso de letras/português pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).
Integrante do Grupo de Estudos da Narrativas Alagoanas – GENA. Bolsista do
PIBID Língua Portuguesa. Arapiraca-AL. E-mail: valpdl@outlook.com . Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0957096062158307.
RESUMO
Este artigo objetiva refletir sobre a
importância da formação de círculos de leitura literária virtual a partir de
uma experiência exitosa realizada por meio da plataforma Google Meet. As
análises presentes nesse trabalho partem dos estudos sobre leitura apresentados
por Ezequiel Theodoro da Silva na obra O ato de ler: fundamentos psicológicos
para uma nova pedagogia da leitura (2002) e dos estudos sobre a formação de
círculos de leitura em sala de aula teorizados por Rildo Cosson na obra Como
criar círculos de leitura em sala de aula (2021). A metodologia utilizada é a
de revisão bibliográfica dos textos supracitados. Como resultado dessas
discussões surgem possibilidades e/ou estratégias para se iniciar um processo
de formação de círculos de leitura virtual pelo Google Meet no território
brasileiro.
Palavras-chave: Leitura. Círculos de leitura virtual. Google Meet. Literatura.