DOI: 10.5281/zenodo.14789809

 

Camila Aparecida da Silva Albach

Graduada em Serviço Social (UEPG); Especialista em Gestão das Políticas Sociais (CENSUPEG); Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG) e Pós-Graduanda em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) . E-mail: camialbach18@gmail.com

 

Aline Diandra Moleta

Graduada em Ciências Econômicas (UEPG); E-mail: alinediandram@gmail.com

 

Gabrielle Fernandes Gomes

Graduada em Serviço Social (UEPG); Pós-Graduanda em Gestão do Sistema Único de Assistência Social (EDUCAMINAS); Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pedrinha em Jaguariaíva/PR. E-mail: gabrielle.fgomes15@gmail.com

 

Reidy Rolim de Moura

Graduada em Serviço Social (FURB); Mestre em Sociologia Política (UFSC); Doutora em Sociologia Política (UFSC); Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Coordenadora do Programa de Extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol). E-mail: rrmoura@uepg.br

 

Luiz Alexandre Gonçalves Cunha

Graduado em Geografia (UERJ); Mestre em História (UFPR); Doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (UFRRJ); Professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Colaborador no Programa de Extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol). E-mail: cunhageo@uepg.br

 

RESUMO

Visando demonstrar a importância dos trabalhos em conjunto entre a Economia Solidária, que emerge enquanto um diferente modelo de produção, e o espaço sócio ocupacional da educação em uma perspectiva de transformação social, muitas ações podem ser pensadas para a ampliação dos conhecimentos nas escolas. Portanto, o objetivo deste trabalho é descrever uma experiência de formação em economia solidária através de um projeto de Desenvolvimento Local que teve execução no ano de 2022, que envolve os docentes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), além de expor outras experiências no âmbito educacional. As ações tiveram origem na Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol), um programa de extensão que acompanha grupos de trabalhadores, proporcionando treinamentos, reuniões, oficinas e outros eventos que possam atrair um número maior de participantes e transferir conhecimento da universidade para a comunidade do seu entorno. A metodologia deste artigo é de caráter qualitativo, de cunho bibliográfico e documental, através de um relato de experiência e demais reflexões pertinentes. Enquanto resultados, ressalta-se a importância da formação de educadores numa perspectiva democrática e sustentável para a educação de crianças e adolescentes em formação continuada, além de enfatizar que novos saberes, fora do convencional e padrão, devem ser melhor explorados visto seu potencial de contribuir com a cidadania.

Palavras-chave: Economia Solidária. Relato de Experiência. Capacitação de Professores. Crianças e Adolescentes.