Camila
Aparecida da Silva Albach
Graduada em Serviço Social (UEPG); Especialista
em Gestão das Políticas Sociais (CENSUPEG); Mestranda no Programa de
Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG) e Pós-Graduanda em Educação
Ambiental e Sustentabilidade pelo Centro Universitário Internacional (Uninter)
. E-mail: camialbach18@gmail.com
Aline
Diandra Moleta
Graduada em Ciências Econômicas (UEPG); E-mail:
alinediandram@gmail.com
Gabrielle
Fernandes Gomes
Graduada em Serviço Social (UEPG); Pós-Graduanda
em Gestão do Sistema Único de Assistência Social (EDUCAMINAS); Assistente
Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pedrinha em
Jaguariaíva/PR. E-mail: gabrielle.fgomes15@gmail.com
Reidy Rolim
de Moura
Graduada em Serviço Social (FURB); Mestre em
Sociologia Política (UFSC); Doutora em Sociologia Política (UFSC); Professora
na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Coordenadora do Programa de
Extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol). E-mail:
rrmoura@uepg.br
Luiz
Alexandre Gonçalves Cunha
Graduado em Geografia (UERJ); Mestre em História
(UFPR); Doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
(UFRRJ); Professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Colaborador
no Programa de Extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol). E-mail:
cunhageo@uepg.br
RESUMO
Visando demonstrar a importância dos trabalhos
em conjunto entre a Economia Solidária, que emerge enquanto um diferente modelo
de produção, e o espaço sócio ocupacional da educação em uma perspectiva de
transformação social, muitas ações podem ser pensadas para a ampliação dos
conhecimentos nas escolas. Portanto, o objetivo deste trabalho é descrever uma
experiência de formação em economia solidária através de um projeto de
Desenvolvimento Local que teve execução no ano de 2022, que envolve os docentes
do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) da Universidade
Estadual de Ponta Grossa (UEPG), além de expor outras experiências no âmbito
educacional. As ações tiveram origem na Incubadora de Empreendimentos
Solidários (IESol), um programa de extensão que acompanha grupos de
trabalhadores, proporcionando treinamentos, reuniões, oficinas e outros eventos
que possam atrair um número maior de participantes e transferir conhecimento da
universidade para a comunidade do seu entorno. A metodologia deste artigo é de
caráter qualitativo, de cunho bibliográfico e documental, através de um relato
de experiência e demais reflexões pertinentes. Enquanto resultados, ressalta-se
a importância da formação de educadores numa perspectiva democrática e sustentável
para a educação de crianças e adolescentes em formação continuada, além de
enfatizar que novos saberes, fora do convencional e padrão, devem ser melhor
explorados visto seu potencial de contribuir com a cidadania.
Palavras-chave: Economia Solidária. Relato de Experiência. Capacitação de Professores. Crianças e Adolescentes.