DOI: 10.5281/zenodo.13958768

 

Aline Santos Santana

Licenciatura em  Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP

Pós-graduada em Alfabetização e Letramento -  PROMINAS

Pós-graduada em Arte - PROMINAS

Pós-graduada em Educação Especial - PROMINAS

alinesantana4123@gmail.com

 

Daniela Gomes da Silva

Licenciada em Pedagogia- Anhanguera/UNIDERP

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e clínica-FAVENI

Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais- FAVENI

danigs40@hotmail.com

 

Glauce Angélica Mazlom

Licenciada em Letras- FINAV

Licenciada em Pedagogia-UNIJALES

Pós-graduada em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica-IFMS. Pós graduada em Mídias na Educaçã-UFMS

Pós-graduada em  Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologia Educacional Digital – UEL. Mestre em Ensino de História - UEMS

mazlom.glauce@hotmail.com

 

Iéte Honório da Silva

Licenciada em Pedagogia - finav

Pós-graduada em Interdisciplinaridade na Educação Básica - IBPEX

ietehonorio@hotmail.com

 

Iolanda dos Santos Oliveira

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP

Segunda Licenciatura em Educação Especial- Faveni-unifaveni

Pós-graduada em Psicopedagogia e educação infantil- Iguaçu

Pós-graduada em Lúdico e Psicomotricidade na Educação - Iguaçu

Pós-graduada  em  Educação Infantil e Anos Iniciais- Iguaçu

iolandasanto338@gmail.com

 

Raquel Teixeira de Andrade

Licenciada em Pedagogia-  Anhanguera/UNIDERP

Pós-graduada Educação Especial - FAVENI

Pós-graduada em Educação Infantil-FAVENI

raqueltda87@gmail.com

 

Rute Bispo da Silva Clemente

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP

Segunda Licenciatura em Artes  Visuais - UNIASSELVI

Pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais e Psicopedagogia- FACUMINAS

Pós-graduada em Lúdico e Psicomotricidade na Educação Infantil - Faculdade Iguaçu. rafaellanicollasclemente@hotmail.com

 

Sara Mazlom Barbosa

Licenciada em Pedagogia - UNIGRAN

Pós-graduada em Educação Especial - FAVENI

smazlom1988@gmail.com

 

Valeria Leme Lopes

Licenciada em Pedagogia-Anhanguera/UNIDERP

Licenciada em Artes - Faveni

Pós-graduada em Educação Infantil Práticas na Sala de Aula - Faculdade São Braz

Pós-graduada em Arte Educação e Terapia - Faculdade Unina

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase nas Deficiências - FAVENI

valerialemeconcurseira@gmail.com

 

RESUMO

O uso de ferramentas digitais interativas no ensino de Matemática e Língua Portuguesa tem se mostrado uma alternativa promissora para potencializar o aprendizado na educação básica. No entanto, o impacto dessas tecnologias sobre a aquisição de competências previstas pela BNCC ainda carece de mais investigações. Este artigo busca problematizar a eficácia dessas ferramentas, questionando se a utilização de plataformas digitais realmente contribui para o desenvolvimento de habilidades matemáticas e linguísticas de forma integrada. O objetivo é analisar como o uso de jogos educativos, simuladores, plataformas de leitura interativa e aplicativos de personalização do ensino pode aprimorar o processo de aprendizagem nessas disciplinas. A metodologia adotada será uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a aplicação de um estudo de caso em uma escola da rede pública. Serão observadas aulas que utilizam ferramentas digitais para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa, além da realização de entrevistas com professores e alunos. A análise dos dados será realizada a partir da triangulação das observações, entrevistas e análise de materiais pedagógicos digitais. Espera-se, com isso, identificar práticas eficazes e os desafios encontrados pelos docentes na integração de tecnologias digitais no cotidiano escolar, bem como verificar a percepção dos alunos quanto ao impacto dessas ferramentas em sua aprendizagem. Este estudo visa contribuir para o entendimento de como as tecnologias interativas podem ser melhor utilizadas no ensino de competências básicas, promovendo uma reflexão sobre sua implementação na educação básica.

Palavras-chave: ferramentas digitais, ensino de Matemática, ensino de Língua Portuguesa.