Aline Santos Santana
Licenciatura em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP
Pós-graduada em Alfabetização e Letramento
- PROMINAS
Pós-graduada em Arte - PROMINAS
Pós-graduada em Educação Especial - PROMINAS
alinesantana4123@gmail.com
Daniela Gomes da Silva
Licenciada em Pedagogia- Anhanguera/UNIDERP
Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva
e Neuropsicopedagogia Institucional e clínica-FAVENI
Pós-graduada em Educação Infantil e Séries
Iniciais- FAVENI
danigs40@hotmail.com
Glauce Angélica Mazlom
Licenciada em Letras- FINAV
Licenciada em Pedagogia-UNIJALES
Pós-graduada em Docência para a Educação
Profissional, Científica e Tecnológica-IFMS. Pós graduada em Mídias na
Educaçã-UFMS
Pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologia
Educacional Digital – UEL. Mestre em Ensino de História - UEMS
mazlom.glauce@hotmail.com
Iéte Honório da Silva
Licenciada em Pedagogia - finav
Pós-graduada em Interdisciplinaridade na
Educação Básica - IBPEX
ietehonorio@hotmail.com
Iolanda dos Santos Oliveira
Licenciada em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP
Segunda Licenciatura em Educação Especial-
Faveni-unifaveni
Pós-graduada em Psicopedagogia e educação
infantil- Iguaçu
Pós-graduada em Lúdico e Psicomotricidade na
Educação - Iguaçu
Pós-graduada
em Educação Infantil e Anos
Iniciais- Iguaçu
iolandasanto338@gmail.com
Raquel Teixeira de Andrade
Licenciada em Pedagogia- Anhanguera/UNIDERP
Pós-graduada Educação Especial - FAVENI
Pós-graduada em Educação Infantil-FAVENI
raqueltda87@gmail.com
Rute Bispo da Silva Clemente
Licenciada em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP
Segunda Licenciatura em Artes Visuais - UNIASSELVI
Pós-graduada em Educação Infantil e Anos
Iniciais e Psicopedagogia- FACUMINAS
Pós-graduada em Lúdico e Psicomotricidade na
Educação Infantil - Faculdade Iguaçu. rafaellanicollasclemente@hotmail.com
Sara Mazlom Barbosa
Licenciada em Pedagogia - UNIGRAN
Pós-graduada em Educação Especial - FAVENI
smazlom1988@gmail.com
Valeria Leme Lopes
Licenciada em Pedagogia-Anhanguera/UNIDERP
Licenciada em Artes - Faveni
Pós-graduada em Educação Infantil Práticas na
Sala de Aula - Faculdade São Braz
Pós-graduada em Arte Educação e Terapia -
Faculdade Unina
Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva
com Ênfase nas Deficiências - FAVENI
valerialemeconcurseira@gmail.com
RESUMO
O
uso de ferramentas digitais interativas no ensino de Matemática e Língua
Portuguesa tem se mostrado uma alternativa promissora para potencializar o
aprendizado na educação básica. No entanto, o impacto dessas tecnologias sobre
a aquisição de competências previstas pela BNCC ainda carece de mais
investigações. Este artigo busca problematizar a eficácia dessas ferramentas,
questionando se a utilização de plataformas digitais realmente contribui para o
desenvolvimento de habilidades matemáticas e linguísticas de forma integrada. O
objetivo é analisar como o uso de jogos educativos, simuladores, plataformas de
leitura interativa e aplicativos de personalização do ensino pode aprimorar o
processo de aprendizagem nessas disciplinas. A metodologia adotada será uma
pesquisa de abordagem qualitativa, com a aplicação de um estudo de caso em uma
escola da rede pública. Serão observadas aulas que utilizam ferramentas
digitais para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa, além da realização de
entrevistas com professores e alunos. A análise dos dados será realizada a
partir da triangulação das observações, entrevistas e análise de materiais
pedagógicos digitais. Espera-se, com isso, identificar práticas eficazes e os
desafios encontrados pelos docentes na integração de tecnologias digitais no
cotidiano escolar, bem como verificar a percepção dos alunos quanto ao impacto
dessas ferramentas em sua aprendizagem. Este estudo visa contribuir para o
entendimento de como as tecnologias interativas podem ser melhor utilizadas no
ensino de competências básicas, promovendo uma reflexão sobre sua implementação
na educação básica.
Palavras-chave: ferramentas digitais, ensino de Matemática, ensino de Língua Portuguesa.