Agna Aparecida Pereira dos Santos
Graduada em Pedagogia (UNEB);
Especialista em: Educação Infantil (FINOM); Coordenação Pedagógica e Supervisão
Escolar (GRAN); Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de
Malhada-Bahia. E-mail: agnasanttos@yahoo.com.br.
Carla Daiane Souza Silva Costa
Graduada em Letras (UNIUBE); Especialista em:
Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (GRAN); Gênero e Diversidade Humana
(UnB); Coordenadora da Educação Básica do Ensino Fundamental de Malhada-Ba
(SME).
E-mail:
carladaianesouzasilva@gmail.com.
João Victor Pereira Magalhães Cardoso
Graduado em Administração de
Empresas (Estácio de Sá); Licenciado em Letras (UNIUBE); Licenciando em
Matemática (UNEB); Bacharelando em Direito (UNIFG); Especialista em Coordenação
Pedagógica e Supervisão Escolar (GRAN); Professor de Matemática pela SEC/
Bahia; Coordenador do PME de Malhada-Bahia (SME).
E-mail:
viictooormagalhaes@gmail.com.
Josedalva Farias dos Santos
Graduada em Pedagogia (UNEB);
Especialista em: Educação do Campo (UCAM); Psicopedagogia Clínica,
Institucional e Educação Infantil (FAVENI); Metodologia do Ensino Superior
(FACUMINAS); Educação Digital (UNEB); Mestranda em Educação (UEG); Professora
efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Malhada-Bahia. E-mail:
fariasjosedalva@gmail.com.
Míria Maristela da
Cruz Lima de Souza
Graduada em Pedagogia (UNEB);
Especialista em Psicopedagogia (FG). Professora efetiva da Rede Municipal de
Educação de Malhada-Bahia. Secretária Municipal de Educação de Malhada/Ba de
2013 a 2016;2021 a 2024. E-mail: miriamaristela@hotmail.com
RESUMO
O
presente artigo, tem como tema a abordagem da linguagem no âmbito das variantes
linguísticas e suas contribuições para a educação inclusiva e o fortalecimento
da cultura quilombola. Seu objetivo é refletir sobre as variedades linguísticas
e as possíveis contribuições do Sistema Municipal de Educação para a
valorização da diversidade linguística das comunidades quilombolas. A
discussão, neste texto, buscará refletir sobre os conceitos de educação
Inclusiva, diversidade linguística e polarização sociolinguística, refletir
acerca das estratégias utilizadas, em sala de aula, no trato das variantes
linguísticas, como também indicar caminhos possíveis para essa reflexão.
Justifica-se a escolha dessa temática pela importância de se respeitar a
diversidade de dialetos e expressões linguísticas. Para isso, a revisão
bibliográfica será amparada nos estudos de: Lucchesi (2009); Bagno(2007);
Faraco(2008); Gomes(2005); Munanga(2006), entre outros e a documentação oficial
brasileira. Este estudo indicará possibilidades para a promoção da inclusão
dessas variedades linguísticas no currículo escolar, beneficiando estudantes
quilombolas, fortalecendo sua identidade cultural, enriquecendo o ambiente
educacional na totalidade, discutindo com os educandos, a riqueza da
diversidade linguística do país e a importância de sua valorização. Ademais é
preciso implementar práticas inclusivas para melhorar a qualidade da educação
ofertada nas escolas municipais. Trata-se, portanto, de um outro “olhar” sobre
a inclusão escolar e educação inclusiva.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Variantes linguísticas. Ensino-Aprendizagem. Cultura Quilombola.