DOI: 10.5281/zenodo.13958765

 

Agna Aparecida Pereira dos Santos

Graduada em Pedagogia (UNEB); Especialista em: Educação Infantil (FINOM); Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (GRAN); Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Malhada-Bahia. E-mail: agnasanttos@yahoo.com.br.

 

Carla Daiane Souza Silva Costa

Graduada   em Letras (UNIUBE); Especialista em: Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (GRAN); Gênero e Diversidade Humana (UnB); Coordenadora da Educação Básica do Ensino Fundamental de Malhada-Ba (SME).

E-mail: carladaianesouzasilva@gmail.com.

 

João Victor Pereira Magalhães Cardoso

Graduado em Administração de Empresas (Estácio de Sá); Licenciado em Letras (UNIUBE); Licenciando em Matemática (UNEB); Bacharelando em Direito (UNIFG); Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (GRAN); Professor de Matemática pela SEC/ Bahia; Coordenador do PME de Malhada-Bahia (SME).

E-mail: viictooormagalhaes@gmail.com.

 

Josedalva Farias dos Santos

Graduada em Pedagogia (UNEB); Especialista em: Educação do Campo (UCAM); Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Infantil (FAVENI); Metodologia do Ensino Superior (FACUMINAS); Educação Digital (UNEB); Mestranda em Educação (UEG); Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Malhada-Bahia. E-mail: fariasjosedalva@gmail.com.

  

 Míria Maristela da Cruz Lima de Souza

Graduada em Pedagogia (UNEB); Especialista em Psicopedagogia (FG). Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Malhada-Bahia. Secretária Municipal de Educação de Malhada/Ba de 2013 a 2016;2021 a 2024. E-mail: miriamaristela@hotmail.com

 

RESUMO

O presente artigo, tem como tema a abordagem da linguagem no âmbito das variantes linguísticas e suas contribuições para a educação inclusiva e o fortalecimento da cultura quilombola. Seu objetivo é refletir sobre as variedades linguísticas e as possíveis contribuições do Sistema Municipal de Educação para a valorização da diversidade linguística das comunidades quilombolas. A discussão, neste texto, buscará refletir sobre os conceitos de educação Inclusiva, diversidade linguística e polarização sociolinguística, refletir acerca das estratégias utilizadas, em sala de aula, no trato das variantes linguísticas, como também indicar caminhos possíveis para essa reflexão. Justifica-se a escolha dessa temática pela importância de se respeitar a diversidade de dialetos e expressões linguísticas. Para isso, a revisão bibliográfica será amparada nos estudos de: Lucchesi (2009); Bagno(2007); Faraco(2008); Gomes(2005); Munanga(2006), entre outros e a documentação oficial brasileira. Este estudo indicará possibilidades para a promoção da inclusão dessas variedades linguísticas no currículo escolar, beneficiando estudantes quilombolas, fortalecendo sua identidade cultural, enriquecendo o ambiente educacional na totalidade, discutindo com os educandos, a riqueza da diversidade linguística do país e a importância de sua valorização. Ademais é preciso implementar práticas inclusivas para melhorar a qualidade da educação ofertada nas escolas municipais. Trata-se, portanto, de um outro “olhar” sobre a inclusão escolar e educação inclusiva.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Variantes linguísticas. Ensino-Aprendizagem. Cultura Quilombola.