DOI: 10.5281/zenodo.13825510

 

Rita Mychelly Santos Salles

Licenciada em Artes Plásticas. Mestre em Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo. ritamychelly@yahoo.com.br.

 

Ana Rita César Lustosa

Licenciada em Artes Visuais. Mestre em Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo. lustosaanarita@gmail.com.

 

Sérgio Rodrigues de Souza

Licenciado em Pedagogia. Pós-Ph.D. em Psicologia. E-mail: srgrodriguesdesouza@gmail.com.

 

RESUMO

Este ensaio trata da problemática que envolve o ensino e a aprendizagem de Artes em tempos de pandemia, onde todos tiveram que, por motivos de força maior, afastarem-se e a escola, com todo seu aparato e corpo pedagógico não foi diferente, o que representa um peso absurdo para os docentes da disciplina de Arte, porque o ensino desta envolve muito mais que domínio e capacidade intelectual para transmitir os saberes que se tem, considerando que Arte é uma técnica por si só, e que envolve a necessidade de domínio sobre outras técnicas, de elevada complexidade, para as quais a presença física do professor se mostra indispensável. A relevância científica deste trabalho encontra-se no fato de discutir uma estratégia didática que possibilite alcançar ganhos reais em termos de ensino e de aprendizagem, nestes tempos de pandemia e que, passados estes, possam direcionar a discussão acadêmica para a ampliação de métodos inovadores na didática da Arte, como disciplina curricular. Trata-se de uma pesquisa de representação social, bibliográfica, fundamentada em textos de autores consagrados no ensino da Arte. Utiliza-se o materialismo dialético como instrumento principal de investigação, por este ser o método que melhor permite discutir as causas internas e externas do objeto. As conclusões das quais se aproxima é que, disciplinas inerentes ao campo da Arte devem ser exploradas junto a ferramentas de informação e comunicação em larga escala, a fim de permitir uma maior aproximação do estudante com a técnica a ser aplicada para sua formação no campo da Arte e do professor com seu aprendiz, para uma transmissão e orientação de saberes de forma mais efetiva e concreta.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Arte; Pandemia; Didática.