DOI: 10.5281/zenodo.13370258

 

Diogo Teodoro

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - UFSC, Engenheiro Eletricista, diogoteodoro@gmaiil.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0576431293016313

ORCID: https://orcid.org/0009-0004-6280-0385

 

Rogério da Silva Nunes

Doutorado em Administração - USP, Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, rogerio.sn@ufsc.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5028652040342131

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6623-2088

 

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo geral compreender como ocorreu o processo de manutenção dos equipamentos durante o período da pandemia Covid-19 em uma instituição pública de educação superior (IPES), no que se refere a gestão, a manutenção corretiva e preventiva e procedimentos adotados na manutenção dos equipamentos. A pesquisa se enquadra como descritiva e qualitativa, referente à sua natureza classifica-se como pesquisa cientifica aplicada e quanto aos meios, como bibliográfica, documental e estudo de caso. A coleta de dados foi realizada de maneira documental, que corresponde as informações coletadas via sistema de chamados disponibilizado aos usuários em sítio eletrônico (SPA) da instituição entre os anos de 2019 e 2022. Na coleta de dados constatou-se o impacto da pandemia nas solicitações de atendimentos relativos a manutenção dos equipamentos patrimoniados. A pesquisa viabilizou analisar o retorno gradual das manutenções no período em questão, cabe salientar que o conserto é executado primordialmente de maneira corretiva e por essa maneira possui uma relação indireta com o retorno das pesquisas na instituição em estudo.

Palavras-chave: Avaliação. Covid-19. Manutenção.