DOI: 10.5281/zenodo.13370248

 

Marcelo Máximo Purificação

Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Doutor em Ensino, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), maximo@unifimes.edu.br

 

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra

Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Doutorando em Ciências da Educação, Universidad del Sol (UNADES), avaete.guerra@gmail.com

 

Ivone Antonia da Silva

Universidad del Sol (UNADES), Doutora em Ciências da Educação, Universidad Tecnologica Intercontinental (UTIC), ivonesilvape@hotmail.com

 

RESUMO

A motivação para a presente pesquisa reside na análise dos desafios que os indivíduos surdos enfrentam, especialmente no que tange aos preconceitos e à desvalorização da língua de sinais. No tocante às contribuições teóricas deste estudo, será enfatizada a relevância da língua de sinais na construção da identidade surda, fundamentando-se em conceitos críticos e nas bases teóricas propostas por pesquisadores que auxiliaram na compreensão da cultura surda, além de identificar estratégias para promover a inclusão desse grupo social na sociedade. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a importância da língua de sinais para o desenvolvimento da cultura surda e os obstáculos que essa comunidade enfrenta na atualidade. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica, visando avaliar a relevância, a credibilidade e as informações contemporâneas dos materiais consultados, bem como verificar a consistência e clareza das informações apresentadas. Para isso, recorreremos a plataformas acadêmicas de destaque (Google Acadêmico, Plataforma CAPES e SciELO), com o intuito de fundamentar as teorias discutidas, analisando-as de maneira coerente. Conclui-se que, para superar os desafios relacionados à inclusão, é fundamental que tanto a sociedade quanto as instituições educacionais reconheçam a importância da Língua de Sinais, promovendo sua valorização e disseminação nas diversas culturas. Tal objetivo pode ser alcançado por meio da inserção da Língua de Sinais nos currículos escolares, da implementação de ações de conscientização sobre sua relevância e do fomento à pesquisa e ao estudo acerca da cultura surda.

Palavras-chave: Língua de sinais. Cultura surda. Libras. Educação.