Marcelo Máximo Purificação
Centro Universitário de Mineiros
(UNIFIMES), Doutor em Ensino, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES),
maximo@unifimes.edu.br
Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra
Instituto Federal da Paraíba
(IFPB), Doutorando em Ciências da Educação, Universidad del Sol (UNADES),
avaete.guerra@gmail.com
Ivone Antonia da Silva
Universidad del Sol (UNADES),
Doutora em Ciências da Educação, Universidad Tecnologica Intercontinental
(UTIC), ivonesilvape@hotmail.com
RESUMO
A motivação para a presente
pesquisa reside na análise dos desafios que os indivíduos surdos enfrentam,
especialmente no que tange aos preconceitos e à desvalorização da língua de
sinais. No tocante às contribuições teóricas deste estudo, será enfatizada a
relevância da língua de sinais na construção da identidade surda,
fundamentando-se em conceitos críticos e nas bases teóricas propostas por
pesquisadores que auxiliaram na compreensão da cultura surda, além de
identificar estratégias para promover a inclusão desse grupo social na
sociedade. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a importância da língua de
sinais para o desenvolvimento da cultura surda e os obstáculos que essa
comunidade enfrenta na atualidade. A metodologia adotada consiste em uma
pesquisa bibliográfica, visando avaliar a relevância, a credibilidade e as
informações contemporâneas dos materiais consultados, bem como verificar a
consistência e clareza das informações apresentadas. Para isso, recorreremos a
plataformas acadêmicas de destaque (Google Acadêmico, Plataforma CAPES e
SciELO), com o intuito de fundamentar as teorias discutidas, analisando-as de
maneira coerente. Conclui-se que, para superar os desafios relacionados à
inclusão, é fundamental que tanto a sociedade quanto as instituições
educacionais reconheçam a importância da Língua de Sinais, promovendo sua
valorização e disseminação nas diversas culturas. Tal objetivo pode ser
alcançado por meio da inserção da Língua de Sinais nos currículos escolares, da
implementação de ações de conscientização sobre sua relevância e do fomento à pesquisa
e ao estudo acerca da cultura surda.
Palavras-chave: Língua de sinais. Cultura surda. Libras. Educação.