DOI: 10.5281/zenodo.13370235

 

Daniela Ribeiro Teixeira Santos

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Bacharela em Enfermagem; Administração, graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, Pedagogia e graduanda em Licenciatura Plena em Química. Especialista em Urgência, Emergência e UTI; Gestão em Saúde; Saúde da Família; Gestão Pública; e Docência em Biologia.  E-mail: danirybeiro@hotmail.com

 

RESUMO

Todos os cidadãos tem direito a educação, logo as escolas, educadores e comunidade devem estar preparados para a inserção dos alunos com necessidades especiais, visando um ensino de qualidade sem qualquer discriminação. Este estudo tem o objetivo de compreender a importância da educação inclusiva e seus desafios, possuindo como objetivos específicos: analisar o processo de inclusão no Brasil; especificar historicamente a evolução da inclusão educacional; e demonstrar a inclusão nos instituições de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, isto é, elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros e artigos de periódicos. Como resultado nota-se que a inserção de todos os indivíduos na sociedade é um fator preocupante, visto que são preconizadas leis para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Mediante aos desafios, que são muitos, cabe a todos trabalharem coletivamente para que a inclusão não seja uma utopia.

Palavras-chave: Educação. Inclusão. Políticas Educacionais.