Daniela Ribeiro Teixeira Santos
Mestranda em Educação
Profissional e Tecnológica. Bacharela em Enfermagem; Administração, graduada em
Licenciatura em Ciências Biológicas, Pedagogia e graduanda em Licenciatura
Plena em Química. Especialista em Urgência, Emergência e UTI; Gestão em Saúde;
Saúde da Família; Gestão Pública; e Docência em Biologia. E-mail: danirybeiro@hotmail.com
RESUMO
Todos os
cidadãos tem direito a educação, logo as escolas, educadores e comunidade devem
estar preparados para a inserção dos alunos com necessidades especiais, visando
um ensino de qualidade sem qualquer discriminação. Este estudo tem o objetivo
de compreender a importância da educação inclusiva e seus desafios, possuindo
como objetivos específicos: analisar o processo de inclusão no Brasil;
especificar historicamente a evolução da inclusão educacional; e demonstrar a
inclusão nos instituições de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica,
isto é, elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente
de livros e artigos de periódicos. Como resultado nota-se que a inserção de
todos os indivíduos na sociedade é um fator preocupante, visto que são
preconizadas leis para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular.
Mediante aos desafios, que são muitos, cabe a todos trabalharem coletivamente
para que a inclusão não seja uma utopia.
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Políticas Educacionais.