DOI: 10.5281/zenodo.12806266

 

Fábio José de Araújo

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS); Mestre em Educação  (Must University/Unicid).

Professor de Biologia na Seduc-CE.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8319967869081674.

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8529-1750.

 

Márcio Rubens de Paula Medeiros

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Professor na Seduc Ceará.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9593550014831780

 

Tiago João Vaz

Mestrando em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9271778325730450

E-mail: tiatigo@gmail.com

 

Elisangela Fortes Teixeira

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3649889630871266

E-mail: elyfortes@hotmail.com

 

Luis Fernando Martins

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University

Professor de Artes, Anos Iniciais, Cambé-PR, Ibipora-PR

E-mail: fersubitil@yahoo.com.br 

 

RESUMO

Este trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, foi realizado um estudo bibliográfico para discutir as principais ideias relacionadas à Aprendizagem Colaborativa e à Taxonomia de Bloom. O objetivo desse estudo foi fornecer subsídios para a elaboração de uma prática colaborativa que envolvesse o uso de uma ferramenta tecnológica em sala de aula, tema abordado na segunda parte deste trabalho. A Aprendizagem Colaborativa é caracterizada pelo trabalho conjunto entre pares, nos quais os estudantes colaboram para alcançar objetivos comuns e resolver problemas propostos pelo professor. Por outro lado, a Taxonomia de Bloom, também conhecida como taxonomia dos objetivos educacionais, oferece uma estrutura hierárquica que permite ao professor traçar metas educacionais em diferentes níveis de dificuldade. Na segunda parte deste trabalho, propôs-se uma prática colaborativa que utilizou a Realidade Virtual como ferramenta pedagógica. Os estudantes seguiram orientações disponibilizadas na plataforma Google Cardboard e fornecidas pelo professor para construir óculos de realidade virtual usando materiais como papelão e velcro. Com os óculos acoplados a um smartphone, os alunos exploraram o jogo de ação “Incell”, cujo objetivo era conhecer as células que compõem o corpo humano. Ao final, eles analisaram as células observadas durante o jogo e, em grupos, construíram protótipos celulares. Espera-se que essa abordagem tenha promovido uma aprendizagem colaborativa e significativa na vida dos estudantes, integrando conceitos teóricos com a prática utilizando tecnologia de ponta.

Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa. Taxonomia de Bloom. Realidade Virtual. Google Cardboard. Células do Corpo Humano.