Fábio José de Araújo
Doutorando em Ciências da Educação
pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS); Mestre em
Educação (Must University/Unicid).
Professor de Biologia na Seduc-CE.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8319967869081674.
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8529-1750.
Márcio Rubens de Paula Medeiros
Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must
University.
Professor na Seduc Ceará.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9593550014831780
Tiago João Vaz
Mestrando em Ciências da Educação
pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9271778325730450
E-mail: tiatigo@gmail.com
Elisangela Fortes Teixeira
Mestranda em Tecnologias Emergentes
em Educação pela Must University
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3649889630871266
E-mail: elyfortes@hotmail.com
Luis Fernando Martins
Mestre em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University
Professor de Artes, Anos Iniciais,
Cambé-PR, Ibipora-PR
E-mail: fersubitil@yahoo.com.br
RESUMO
Este trabalho está dividido em duas partes. Na
primeira, foi realizado um estudo bibliográfico para discutir as principais
ideias relacionadas à Aprendizagem Colaborativa e à Taxonomia de Bloom. O
objetivo desse estudo foi fornecer subsídios para a elaboração de uma prática
colaborativa que envolvesse o uso de uma ferramenta tecnológica em sala de
aula, tema abordado na segunda parte deste trabalho. A Aprendizagem
Colaborativa é caracterizada pelo trabalho conjunto entre pares, nos quais os
estudantes colaboram para alcançar objetivos comuns e resolver problemas
propostos pelo professor. Por outro lado, a Taxonomia de Bloom, também
conhecida como taxonomia dos objetivos educacionais, oferece uma estrutura
hierárquica que permite ao professor traçar metas educacionais em diferentes
níveis de dificuldade. Na segunda parte deste trabalho, propôs-se uma prática
colaborativa que utilizou a Realidade Virtual como ferramenta pedagógica. Os
estudantes seguiram orientações disponibilizadas na plataforma Google Cardboard
e fornecidas pelo professor para construir óculos de realidade virtual usando
materiais como papelão e velcro. Com os óculos acoplados a um smartphone, os
alunos exploraram o jogo de ação “Incell”, cujo objetivo era conhecer as
células que compõem o corpo humano. Ao final, eles analisaram as células
observadas durante o jogo e, em grupos, construíram protótipos celulares.
Espera-se que essa abordagem tenha promovido uma aprendizagem colaborativa e
significativa na vida dos estudantes, integrando conceitos teóricos com a
prática utilizando tecnologia de ponta.
Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa. Taxonomia de Bloom. Realidade Virtual. Google Cardboard. Células do Corpo Humano.