DOI: 10.5281/zenodo.12806221

 

Fábio José de Araújo

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS); Mestre em Educação  (Must University/Unicid).

Professor de Biologia na Seduc-CE.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8319967869081674.

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8529-1750.

 

Anair Meirelles Quadrado

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University (2023)

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5853422935914655.

Orcid:  https://orcid.org/0009-0001-7006-1197.

 

Erimar Pereira da Rocha

Doutorando em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS; Mestre em Educação - MUST/UNICID

E-mail: erimardarocha@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6697118935645189

 

Maridenes Noronha  de Oliveira

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University (2023)

Professora da rede estadual de ensino do Ceará

E-mail: maridenes.oliveira@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5438296061010452

ORCID: https://orcid.org/0009-0006-1564-3166

 

Débora da Paz Maciel Kimura

Doutoranda em Ciências da educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS ; Professora na  Rede Municipal de Paraibuna - SP

E-mail: debora.sjc@hotmail.com

Lattes: http:  https://lattes.cnpq.br/3402452662419891

ORCID: https: https://orcid.org/0000-0001-7919-567X

 

RESUMO

A evolução tecnológica está intrinsecamente ligada ao surgimento das primeiras civilizações humanas. Desde a descoberta e o domínio do fogo até a invenção da roda e das ferramentas de caça e pesca, o objetivo sempre foi aprimorar a qualidade de vida humana. No contexto educacional, diversos instrumentos desenvolvidos pelo homem contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a ausência de um currículo escolar que incorporasse a tecnologia como parte essencial do processo pedagógico era uma realidade. No Brasil, esse percurso foi longo. Em 1988, a Constituição assegurou, no artigo 210, conteúdos mínimos para uma formação básica comum a todos os brasileiros. Posteriormente, em 1996, a Lei 9.394, conhecida como Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), regulamentou esse artigo, estabelecendo uma base nacional comum. Finalmente, em 2017, após anos de estudos, foi promulgada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que orientará a reformulação dos currículos escolares em todas as instituições de ensino do país. Uma das principais inovações da BNCC é a incorporação das tecnologias digitais ao processo de ensino e aprendizado, por meio de competências e habilidades voltadas para o uso racional e crítico da tecnologia. Uma pesquisa bibliográfica revela que os desafios são significativos, mas também existem diversas possibilidades construtivas para o aprendizado por meio dessas tecnologias.

Palavras-chave: Currículo Escolar. Tecnologias Digitais. BNCC. Habilidades. Competências Gerais.