Fábio José de Araújo
Doutorando em Ciências da
Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS); Mestre em
Educação (Must University/Unicid).
Professor de Biologia na
Seduc-CE.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8319967869081674.
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8529-1750.
Anair Meirelles Quadrado
Mestra em Tecnologias
Emergentes em Educação pela MUST University (2023)
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5853422935914655.
Orcid: https://orcid.org/0009-0001-7006-1197.
Erimar Pereira da Rocha
Doutorando em Ciencias da
Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS; Mestre em
Educação - MUST/UNICID
E-mail: erimardarocha@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6697118935645189
Maridenes Noronha
de Oliveira
Mestra em Tecnologias
Emergentes em Educação pela MUST University (2023)
Professora da rede estadual de ensino do Ceará
E-mail: maridenes.oliveira@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5438296061010452
ORCID: https://orcid.org/0009-0006-1564-3166
Débora da
Paz Maciel Kimura
Doutoranda em Ciências da
educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS ; Professora
na Rede Municipal de Paraibuna - SP
E-mail: debora.sjc@hotmail.com
Lattes: http: https://lattes.cnpq.br/3402452662419891
ORCID: https: https://orcid.org/0000-0001-7919-567X
RESUMO
A evolução tecnológica está intrinsecamente ligada
ao surgimento das primeiras civilizações humanas. Desde a descoberta e o
domínio do fogo até a invenção da roda e das ferramentas de caça e pesca, o
objetivo sempre foi aprimorar a qualidade de vida humana. No contexto
educacional, diversos instrumentos desenvolvidos pelo homem contribuíram para o
processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a ausência de um currículo
escolar que incorporasse a tecnologia como parte essencial do processo
pedagógico era uma realidade. No Brasil, esse percurso foi longo. Em 1988, a
Constituição assegurou, no artigo 210, conteúdos mínimos para uma formação
básica comum a todos os brasileiros. Posteriormente, em 1996, a Lei 9.394,
conhecida como Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), regulamentou esse
artigo, estabelecendo uma base nacional comum. Finalmente, em 2017, após anos
de estudos, foi promulgada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um
documento que orientará a reformulação dos currículos escolares em todas as
instituições de ensino do país. Uma das principais inovações da BNCC é a
incorporação das tecnologias digitais ao processo de ensino e aprendizado, por
meio de competências e habilidades voltadas para o uso racional e crítico da
tecnologia. Uma pesquisa bibliográfica revela que os desafios são
significativos, mas também existem diversas possibilidades construtivas para o
aprendizado por meio dessas tecnologias.
Palavras-chave: Currículo Escolar. Tecnologias Digitais. BNCC. Habilidades. Competências Gerais.