Fábio José de Araújo
Doutorando em Ciências da
Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS); Mestre em
Educação (Must University/Unicid). Professor de Biologia na Seduc-Ce
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8319967869081674
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8529-1750
Iraci Pereira da Costa Santos
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação
pela Must University
Escola Municipal de Tempo Integral Vinícius de
Moraes, Palmas-TO.
E-mail: iracisantos21@hotmail.com
Marta Maria Vieira do Prado
Mestranda em Educação
Linguagem e Tecnologias pela
Universidade Estadual de Goiás ( UEG)
Lattes: https://lattes.cnpq.br/6453968087704139
E-mail: marta.mmvdp@gmail.com
Valdir Antonio Rosa
Mestrando em Educação
Linguagem e Tecnologias pela
Universidade Estadual de Goiás ( UEG)
Lattes: https://lattes.cnpq.br/1402946759841697
Email: valdir.rosa@ymail.com
Daniela Alessandra Landi Martimiano
Doutoranda em
Administração pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) ;
Tecnóloga em Gestão e Negócios 1 - Instituto Federal de São Paulo - IFSP -
Campus Sorocaba
E-mail: daniela.landi@ifsp.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2775331154741978
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0464-292X
RESUMO
A avaliação, frequentemente considerada um meio de
verificar o nível de aprendizagem dos alunos, transcende essa função. Ela está
intrinsecamente ligada à gestão escolar e desempenha um papel crucial no
processo educativo, relacionado à inclusão e exclusão social. Tanto a avaliação
do aprendizado quanto a gestão escolar são ferramentas essenciais para combater
o fracasso escolar. Este trabalho teve como objetivo discutir as ferramentas
tecnológicas disponíveis que podem auxiliar escolas e sistemas de ensino na
avaliação da gestão e dos processos de aprendizagem. A metodologia utilizada
consiste em um estudo de caso embasado por meio de uma revisão de literatura.
No estudo de caso, analisou-se duas ferramentas utilizadas por uma escola
pública no Ceará: a Plataforma Sisedu e o Google Sala de Aula. A gestão da
escola utiliza essas ferramentas como controle da qualidade da educação e da
gestão escolar. A revisão bibliográfica complementou o estudo prático,
fornecendo insights sobre as melhores práticas combinadas com a tecnologia.
Verificou-se que ambas as ferramentas são fundamentais para melhorar a
qualidade do ensino em sala de aula e a eficiência da gestão escolar. A
integração dessas ferramentas tecnológicas contribuiu para o sucesso
educacional e a promoção da inclusão social.
Palavras-chave: Avaliação Escolar. Gestão Escolar. Sisedu. Google Sala de Aula. Ferramentas tecnológicas.