DOI: 10.5281/zenodo.12806212

 

Fábio José de Araújo

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS); Mestre em Educação (Must University/Unicid). Professor de Biologia na Seduc-Ce

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8319967869081674

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8529-1750

 

Iraci Pereira da Costa Santos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University

Escola Municipal de Tempo Integral Vinícius de Moraes, Palmas-TO.

E-mail: iracisantos21@hotmail.com

 

Marta Maria Vieira do Prado

Mestranda em Educação Linguagem e Tecnologias  pela Universidade Estadual  de Goiás ( UEG)

Lattes: https://lattes.cnpq.br/6453968087704139

E-mail: marta.mmvdp@gmail.com

 

Valdir Antonio Rosa

Mestrando em Educação Linguagem e Tecnologias  pela Universidade Estadual  de Goiás ( UEG)

Lattes: https://lattes.cnpq.br/1402946759841697

Email: valdir.rosa@ymail.com

  

Daniela Alessandra Landi Martimiano

Doutoranda em Administração pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) ; Tecnóloga em Gestão e Negócios 1 - Instituto Federal de São Paulo - IFSP - Campus Sorocaba

E-mail: daniela.landi@ifsp.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2775331154741978

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0464-292X

 

RESUMO

A avaliação, frequentemente considerada um meio de verificar o nível de aprendizagem dos alunos, transcende essa função. Ela está intrinsecamente ligada à gestão escolar e desempenha um papel crucial no processo educativo, relacionado à inclusão e exclusão social. Tanto a avaliação do aprendizado quanto a gestão escolar são ferramentas essenciais para combater o fracasso escolar. Este trabalho teve como objetivo discutir as ferramentas tecnológicas disponíveis que podem auxiliar escolas e sistemas de ensino na avaliação da gestão e dos processos de aprendizagem. A metodologia utilizada consiste em um estudo de caso embasado por meio de uma revisão de literatura. No estudo de caso, analisou-se duas ferramentas utilizadas por uma escola pública no Ceará: a Plataforma Sisedu e o Google Sala de Aula. A gestão da escola utiliza essas ferramentas como controle da qualidade da educação e da gestão escolar. A revisão bibliográfica complementou o estudo prático, fornecendo insights sobre as melhores práticas combinadas com a tecnologia. Verificou-se que ambas as ferramentas são fundamentais para melhorar a qualidade do ensino em sala de aula e a eficiência da gestão escolar. A integração dessas ferramentas tecnológicas contribuiu para o sucesso educacional e a promoção da inclusão social.

Palavras-chave: Avaliação Escolar. Gestão Escolar. Sisedu. Google Sala de Aula. Ferramentas tecnológicas.