DOI: 10.5281/zenodo.12806075

 

Fábio José de Araújo

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) ; Mestre em Educação  (Must University/Unicid)

Professor de Biologia na Seduc-CE

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8319967869081674

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8529-1750

 

Paulo Roberto Valdo Thomaz

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS ; Professor de Educação Física,  Pedagogo, Professor Universitário.

E-mail: prvaldothomaz@gmail.com  

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4105117220760026  

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3717-8526

 

Matheus Valdo Thomaz

Mestrando em Ciências da Educação pela Christian Business School - CBS

Professor de Educação Física - Prefeitura Municipal de Cariacica/ES.

E-mail: matheusvaldo01@gmail.com

 

Darley Celestino

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University

 Professora em Palmas Tocantins

E-mail: profadarleycelestino@gmail.com

  

Rosane dos Reis Pires

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociais (FICS ). Professora de  educação infantil prefeitura municipal de Mococa E- e-mail: ro.pires0458@gmail.com

 

RESUMO

Este estudo tem como objetivo principal realizar uma análise construtiva sobre a aprendizagem autodirigida e o papel do Design Instrucional, com foco nos desafios e possibilidades para o aluno de Educação a Distância (EaD). Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando o material da disciplina EDU621 - Princípios do Design Instrucional, do curso de mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação da Must University, além de uma busca na base de dados do Google Acadêmico. A aprendizagem autodirigida é definida como um processo no qual o estudante é o protagonista na construção de seu próprio conhecimento. Este é um indivíduo proativo, curioso e equipado com habilidades e competências para o uso de tecnologias educacionais, úteis na exploração de ambientes virtuais de aprendizagem. Além disso, é capaz de gerenciar seu tempo de estudo, superar desafios e explorar novas oportunidades de ensino. Para apoiar um aluno com essas características, é necessário o papel do Design Instrucional, responsável por analisar, planejar, desenvolver, implementar e avaliar cursos ou programas voltados para a educação a distância. A aprendizagem autodirigida torna-se significativa quando passa a fazer diferença na vida do estudante, ao receber todos os recursos necessários para seu desenvolvimento. Isso reforça a importância do Design Instrucional para o sucesso do aluno EaD.

Palavras-chave: Aprendizagem Autodirigida. Design Instrucional. Educação a Distância. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.