DOI: 10.5281/zenodo.12147729

 

Fábio José de Araújo

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) Mestre em Educação  (Must University/Unicid). Professor de Biologia na Seduc-CE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8319967869081674. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8529-1750.

 

RESUMO

A inserção da cultura digital nas instituições de ensino brasileiras ainda se mostra incipiente, e a aplicação de ferramentas tecnológicas revela-se ineficaz no panorama educacional. As mídias digitais emergentes detêm um significativo potencial pedagógico, capaz de revitalizar o processo de aprendizagem por meio de aulas mais dinâmicas e interativas, desviando-se do modelo de ensino tradicional, que se concentra exclusivamente na figura do educador. Contudo, enfrenta-se uma multiplicidade de desafios, tais como aprimorar a infraestrutura de conectividade nas escolas, prover equipamentos tecnológicos avançados e assegurar uma formação contínua aos docentes, habilitando-os a integrar tais recursos em seus planos pedagógicos. o presente estudo objetivou realizar uma análise crítica sobre o papel das mídias digitais na educação, explorando os desafios e as potencialidades de sua utilização no âmbito educacional, bem como a maneira pela qual professores e estudantes empregam essas ferramentas no processo de construção do conhecimento na contemporaneidade digital. Para tal fim, efetuou-se uma investigação bibliográfica. A pesquisa fundamentou-se no material fornecido pela disciplina "Digital Media and Audiovisual in Online Teaching", do programa de mestrado em Tecnologias Emergentes da Educação da Must University, complementada por uma busca no Google Acadêmico utilizando os descritores "mídias digitais na educação" e "impactos das mídias digitais na educação". A análise dos dados coletados indicou que uma parcela considerável de professores e alunos carece das competências e habilidades essenciais para o manejo adequado de ferramentas midiáticas no contexto educativo, o que se mostra incompatível com a competência geral 05 da BNCC que versa sobre a cultura digital nas escolas do Brasil.

Palavras-chave: Cultura Digital. Mídias Digitais. BNCC. Ferramentas Tecnológicas. Competências. Habilidades.