Iranildo Varela dos Santos
Licenciatura em pedagogia pelo Instituto de
Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP; Mestrando internacional em
Ciências da Educação pela WUE – World University Ecumenical; docente na rede
pública de ensino nos Anos Iniciais.
RESUMO
Este artigo apresenta
como tema a importância da motivação e gestão democrática
no âmbito escolar: reflexões e seu contexto histórico na Educação Municipal de
Natal. Baseado nessa temática,
reflete-se sobre o conceito e importância da motivação e
democracia e sua contextualização reflexiva
na gestão escolar, bem como, análise da seguinte problemática:
por qual motivo na Escola Municipal Irmã
Arcângela, na eleição para gestor no ano de 2021, a adesão à candidatura ao
cargo eletivo não houve demanda de inscritos , já que atendiam aos critérios da
Lei Complementar de nº147 de 2015,
apenas ocorrendo chapa única; que
motivações contribuem para os docentes a não desejarem o cargo de gestor?.
Conforme questionamentos, foi necessária uma pesquisa de campo, através de uma
pergunta aberta por meio de formulário eletrônico, voltada para os docentes da
escola, sobre a motivação para não candidatura ao cargo de gestor. Incluindo no
desenvolvimento dessa temática, consulta bibliográfica sobre democracia e
gestão escolar. A pesquisa envolveu cinco docentes, apenas três
responderam ao questionário, entretanto, conforme os dados coletados, todos não
demonstraram motivados para aderirem ao cargo de diretor, em virtude das altas
demandas que o cargo atribui, entre elas: carga horária extensa, conciliar e
administrar conflitos internos e externos, administrar pessoal e financeiro.
Entretanto, a desmotivação e ausência de candidato a eleição de diretor, abre
indícios para intervenção por parte da
Gestor Municipal, no sentido de a escolha ser de interesse próprio e não
democrático, fragilizando assim, a democracia no âmbito escolar.
Palavras-chave: gestão democrática; gestão escolar; reflexão.