DOI: 10.5281/zenodo.12147799

 

Iranildo Varela dos Santos

Licenciatura em pedagogia pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP; Mestrando internacional em Ciências da Educação pela WUE – World University Ecumenical; docente na rede pública de ensino nos Anos Iniciais.

 

RESUMO

Este artigo apresenta como tema a importância da motivação e gestão democrática no âmbito escolar: reflexões e seu contexto histórico na Educação Municipal de Natal. Baseado nessa temática, reflete-se  sobre   o conceito e importância da motivação e democracia e sua contextualização reflexiva  na gestão escolar, bem como, análise da seguinte problemática: por qual motivo na Escola  Municipal Irmã Arcângela, na eleição para gestor no ano de 2021, a adesão à candidatura ao cargo eletivo não houve demanda de inscritos , já que atendiam aos critérios da Lei Complementar de  nº147 de 2015, apenas ocorrendo chapa única;  que motivações contribuem para os docentes a não desejarem o cargo de gestor?. Conforme questionamentos, foi necessária uma pesquisa de campo, através de uma pergunta aberta por meio de formulário eletrônico, voltada para os docentes da escola, sobre a motivação para não candidatura ao cargo de gestor. Incluindo no desenvolvimento dessa temática, consulta bibliográfica sobre democracia e gestão escolar. A pesquisa envolveu cinco docentes, apenas três responderam ao questionário, entretanto, conforme os dados coletados, todos não demonstraram motivados para aderirem ao cargo de diretor, em virtude das altas demandas que o cargo atribui, entre elas: carga horária extensa, conciliar e administrar conflitos internos e externos, administrar pessoal e financeiro. Entretanto, a desmotivação e ausência de candidato a eleição de diretor, abre indícios para   intervenção por parte da Gestor Municipal, no sentido de a escolha ser de interesse próprio e não democrático, fragilizando assim, a democracia no âmbito escolar.

Palavras-chave:  gestão democrática; gestão escolar; reflexão.