Allysson
Barbosa Fernandes
Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação.
Especialização em Docência do Ensino Superior.
Graduação em Administração e Letras.
E-mail: allyssonfernandes611@gmail.com
RESUMO
O presente artigo objetivou identificar as possibilidades e desafios
para a educação frente a Geração Screenagers. A metodologia do presente estudo
partiu de uma pesquisa bibliográfica, fazendo uso de artigos acadêmicos
localizados na plataforma Google Acadêmico através dos critérios de inclusão e
exclusão que foram aqui descritos. Ao longo do presente artigo destacamos a
importância das tecnologias, sua expansão na sociedade e como a pandemia de
Covid-19, com a necessidade do isolamento social e do ensino remoto, foi um
divisor de águas para as instituições de ensino identificarem a necessidade de
ampliar o uso de tecnologias digitais no processo ensino-aprendizado.
Compreendemos como a Geração Screenagers se destaca por sua estreita relação
com as tecnologias, a qual é como se fosse parte de seu corpo. Caracteriza-se
como um desafio para as instituições de ensino buscar meios e técnicas para
garantir que os alunos dessa geração se mantenham entretidos nas aulas, pois
estas precisam ser dinâmicas para responder suas necessidades. Por fim
identificamos a necessidade de mais debates sobre a temática, visto que pouco
se fala da relação entre a Geração Screenagers e a educação.
Palavras-chave: Educação. Geração Screenagers. Tecnologia.