Patricia
Vasconcellos da Silva
Professora do Município de Niterói, Mestre em Ensino
de Ciências da Natureza pela Universidade Federal Fluminense (UFF),
patricia_vasconcellos@id.uff.br
RESUMO
O estudo tem como objetivo discutir os aspectos teóricos/metodológicos
relacionados à formação de conceitos e o processo de aprendizagem e
desenvolvimento na educação infantil. A abordagem é centrada na interação e na
mediação do sujeito com o outro e com o mundo. Buscamos na abordagem
histórico-cultural um caminho para construção de práticas educativas que
potencializam e orientam a formação de um cidadão emancipador, crítico e
reflexivo. Nesse sentido, entrelaçamos a formação dos conceitos espontâneos e científicos
dialogando com a trajetória da criança no processo de institucionalização na
educação infantil. Fazemos, um
contraponto a
psicologia tradicional que costumava enumerar as lacunas e deficiências do
pensamento infantil, concentrada naquilo que “a criança não tem”, o que lhe
faltava quando comparada a um adulto (VIGOTSKI, 2009, p. 21). Logo, o
pensamento infantil era caracterizado negativamente, marcado pela incapacidade
da criança – para produzir pensamento abstrato, formar conceitos, tirar conclusões,
entre outros feitos. É nesse cenário que os estudos de Vigotski apontam uma
nova investigação, colocando a criança no centro, passando a orientar-se por
aquilo que a criança traz e incorpora, na relação com o processo
sócio-histórico. Assim como, apontamos questões vivenciadas dentro das instituições
escolares, na qual a zona de desenvolvimento proximal se faz presente e
potencializa as práticas educativas.
Palavras-chave: educação infantil; formação de conceitos; Vigotski; zona de desenvolvimento proximal; aprendizagem.