Renan
Eliazaf Rodrigues dos Anjos
Licenciado em Matemática pelo IFRN – campus Santa
Cruz. Pós-graduando em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa e
Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar pelo IFRN – campus Zona Leste.
E-mail: renaneliazaf@outlook.com.
RESUMO
Essa pesquisa surge a partir das observações e conhecimentos de mundo
adquiridos na vida estudantil, no ensino básico e superior, bem como na atuação
docente, notando que a Matemática é, muitas vezes, desprovida de afeição por
parte do alunado, que a enxergam como algo distante da realidade, dessa forma,
nota-se a importância de pesquisas que propõem reflexões sobre novas formas de
anunciar este campo do saber, objetivando maior contextualização, promovendo um
ensino que estimule os discentes e que traga maiores significados para a vida
hodierna destes. Dessa forma, busquei definir as potencialidades pedagógicas
dos instrumentos históricos, em especial o quadrante náutico, no ensino da
matemática com a metodologia história da matemática. Ao observar tais
potencialidades, estamos revelando o desenvolvimento de uma proposta pedagógica
que concerne ligações temáticas entre história, astronomia, geografia e
matemática, propiciando um processo didático interdisciplinar, favorecendo a
utilização de temas transversais durante a construção do edifício matemático.
No desenvolvimento do estudo, foi possível observar a extrema relevância da
utilização de novas metodologias para o ensino da matemática, além do
alinhamento de diferentes temáticas que agem mutuamente, relacionando-se com o
ambiente e sucedendo maior interação do discente. Portanto, o uso de atividades
históricas inseridas na matemática promove a ampliação de diversas
potencialidades didáticas, favorecendo professores e alunos a atingirem êxito
no processo de ensino e aprendizagem pautado na investigação e prática.
Palavras-chave: História da Matemática. Quadrante náutico. Ensino de Matemática.