Thiago
Afonso Peron
Especialista em História e Cultura
Afro-brasileira pela Faculdade Batista de Minas Gerais - FBMG (2021), Graduado
em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
(2021), Graduado em Licenciatura em Geografia pela mesma universidade (2020). Professor de Educação Básica da Rede Municipal de
Educação de Balneário Camboriú/SC (2024). peronperon90@gmail.com
RESUMO
A utilização de mapas em livros didáticos e em
sala de aula ocorre com frequência nas aulas de geografia a partir do sexto
ano, entretanto será que as/os estudantes possuem o intelecto desenvolvido a
ponto de abstrair o mundo geoidal em um mapa plano? A partir desse
questionamento, o presente artigo analisou como os Livros Didáticos do Plano
Nacional do Livro Didático - PNLD para 2021 apresentavam a temática das
projeções cartográficas. Salientamos que estas coleções de livros analisadas já
estavam de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A
propósito, as coleções por mais atualizadas em conteúdos técnicos, científicos,
imagéticos e de acordo com a BNCC ignoraram o fato de as/os estudantes
aprenderem desde os 11 anos apenas com mapas planos, em um momento no qual não
estão prontos para abstrair grandes fenômenos. Desta maneira, apresentamos dois
recursos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem das
projeções cartográficas, o Globo Terrestre de Balão e o Planisfério de Globo
Terrestre de Balão.
Palavras-chave: recurso didático, ensino de geografia, livro didático, BNCC.