Deylane
Freitas Fontes Júnior
Bacharel em Ciências Contábeis (UFRN); Pós-graduando
em Contabilidade Consultiva (FACEMINAS); E-mail: deylanefreitas2@gmail.com
Iarythssa
Duarte de Araújo
Graduada em Licenciatura em Matemática (UFRN);
Mestranda em Matemática Aplicada e Estatística; E-mail:
iarythssa.ufrn@gmail.com.
Karine dos
Santos Araújo
Graduada em Licenciatura em Matemática (UFRN);
Mestranda em Matemática Aplicada e Estatística (UFRN); E-mail:
karine.araujo.130@ufrn.edu.br.
RESUMO
O Relatório Síntese da área de Matemática do
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), na edição de 2017, apontou
a forma diferente de abordagem do conteúdo e a falta de motivação como as
principais dificuldades que os estudantes enfrentaram para responder ao exame.
Tendo como objetivo preparar o estudante do curso de Licenciatura em Matemática
do CERES/UFRN para o ENADE 2021 considerando as fragilidades apontadas, como
também elevar o conceito ENADE na edição 2021, este projeto de extensão/ensino
foi um ciclo de estudos que contém como público-alvo, preferencialmente, os
inscritos no exame. Esta ação foi realizada através de oficinas, ocorrendo
semanalmente (aos sábados), de forma remota pelo Google Meet. Os encontros
síncronos incluíram aplicação de simulados, discussão e resolução de
questões/exercícios abordados em edições anteriores da prova e também de
concursos públicos na área de Matemática. Além das oficinas, foi desenvolvido
um trabalho de conscientização e divulgação no perfil do PET Comunidade Urbana
Seridó no Instagram (@petcourse) e em
grupos de WhatsApp que incluem o público alvo desta proposta. Com a divulgação
do Relatório Síntese de Área do ENADE 2021 conseguimos atingir a meta de
aumentar o conceito do curso de licenciatura em Matemática, contribuindo assim
para a redução de Conceitos 2 no Estado do RN.
Palavras-chave: Ensino. Extensão. ENADE. Matemática. CERES.