DOI: 10.5281/zenodo.10866735

 

Thales Kroth de Souza

Mestrando em Ciências Contábeis (UNISINOS)

E-mail: ksthales@gmail.com

 

Natália Ferreira Andrade

Doutoranda em Administração (UNISINOS)

E-mail: nataliaferreira3@hotmail.com

 

RESUMO

O escopo deste artigo é entender como, através de estratégias de compras, empresas podem obter vantagem estratégica no mundo dos negócios. Para isso, as organizações devem realinhar sua cultura organizacional de modo a criar um ambiente favorável à geração de valor para ela, dessa forma, verificamos que algumas estratégias nas compras podem ser aplicadas para que os custos sejam reduzidos e isso consequentemente potencialize a maximização de lucros, levando a uma maior capacidade de investimentos dos recursos institucionais e para o desenvolvimento econômico da organização. Por conta do gerenciamento de compras e de suprimentos estarem na linha de frente dos processos de negócios, as iniciativas de tomadas de decisões devem a partir daí, compreender o ciclo de vida dos produtos, e assim, com o desenvolvimento de uma rede de fornecedores baseada em negociação e em acordos, ao invés da preocupação com os ganhos em cada operação individual de compra, poder ter melhor aproveitamento da gestão estratégica de compras oportunizando uma redução de custos com visão às suas formulações de contratos e participações. Dessa forma, este estudo se propõe a demonstrar estratégias as quais o departamento de compras pode fazer proveito, de modo a promover uma racionalidade econômica visando a redução de custos e, consequentemente, o aumento da performance organizacional.

Palavras-chave: Estratégias de compras. Gestão estratégica de compras. Custos de produção. Relacionamento com fornecedores.