Thales Kroth de Souza
Mestrando
em Ciências Contábeis (UNISINOS)
E-mail: ksthales@gmail.com
Natália Ferreira Andrade
Doutoranda
em Administração (UNISINOS)
E-mail: nataliaferreira3@hotmail.com
RESUMO
O escopo deste artigo é entender como, através de
estratégias de compras, empresas podem obter vantagem estratégica no mundo dos
negócios. Para isso, as organizações devem realinhar sua cultura organizacional
de modo a criar um ambiente favorável à geração de valor para ela, dessa forma,
verificamos que algumas estratégias nas compras podem ser aplicadas para que os
custos sejam reduzidos e isso consequentemente potencialize a maximização de
lucros, levando a uma maior capacidade de investimentos dos recursos
institucionais e para o desenvolvimento econômico da organização. Por conta do
gerenciamento de compras e de suprimentos estarem na linha de frente dos
processos de negócios, as iniciativas de tomadas de decisões devem a partir
daí, compreender o ciclo de vida dos produtos, e assim, com o desenvolvimento
de uma rede de fornecedores baseada em negociação e em acordos, ao invés da
preocupação com os ganhos em cada operação individual de compra, poder ter
melhor aproveitamento da gestão estratégica de compras oportunizando uma
redução de custos com visão às suas formulações de contratos e participações.
Dessa forma, este estudo se propõe a demonstrar estratégias as quais o
departamento de compras pode fazer proveito, de modo a promover uma
racionalidade econômica visando a redução de custos e, consequentemente, o
aumento da performance organizacional.
Palavras-chave: Estratégias de compras. Gestão estratégica de compras. Custos de produção. Relacionamento com fornecedores.