Cláudio Roberto
de Souza Almeida
Graduando
em Biomedicina, Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), Brasil.
claudiorobertobiomedico@gmail.com
RESUMO
A prática desse projeto no Centro
Universitário Jorge Amado, sob a orientação de tutores, utilizando a
metodologia ativa do conhecimento, onde o graduando é protagonista do processo
ensino-aprendizagem, tem como premissa o Racionalismo que é vertente da teoria
moderna do conhecimento e considera os princípios lógicos fundamentais inatos
na mente humana, na qual a razão deve ser considerada fonte básica do
conhecimento. O projeto objetiva desenvolver nos graduandos nas áreas da saúde
desta Instituição, um perfil investigativo, onde seja pautado em pesquisas e
ampliação dos horizontes do saber, foco do objeto estudado quer seja uma
patologia, um quadro clínico do paciente. Analisando todas as possibilidades de
causa das patologias, inclusive o meio ambiente em que vive, todo o contexto
socioeconômico e cultural, desenvolvendo uma visão plural do conhecimento
científico. A aprendizagem baseada em Problem Based Learning (PBL), é
uma metodologia ativa onde os graduandos vivenciam a medicina desde o início da
graduação com atividades práticas por meio de casos clínicos tornando-os
protagonistas, expandindo as fronteiras. Após abertura dos casos clínicos pelos
professores em sala de aula, os graduandos passam a assumir o protagonismo da
dinâmica, se organizando em grupos com dez componentes sendo um coordenador, um
secretário e demais integrantes debatem o tema. Os resultados obtidos desse
projeto, tem sido importante no desenvolvimento acadêmico, onde os mesmos foram
motivados, orientados e direcionados através dos tutores por meio de
questionamentos e debates entre si, saindo da singularidade para a pluralidade
através da pesquisa em livros relacionados com o tema e fontes confiáveis de
buscas na internet como artigos, periódicos e sites, contribuindo para maior
capacidade técnica e científica e, assim elevarão o conceito da UNIJORGE, bem
como serão profissionais mais qualificados com maior potencial científico.
Estimular a participação de forma direta é uma quebra de paradigmas na
construção do conhecimento.
Palavras-chave: 1-Tutoria Problem Based Learning Unijorge. 2-Teoria Racionalista Conhecimento. 3- Tutoria em Biomedvet Odonto Unijorge. 4-Tutoria Construção Ativa Conhecimento Unijorge.