DOI: 10.5281/zenodo.10667211

 

José Orlando Soares

Minicurrículo do autor: graduado em Letras/Português pela Universidade Castelo Branco (2004), licenciado em Pedagogia pela UNICID (2017), possui ainda especialização em Gestão e Orientação Educacional (2020) e Especialização em Educação Especial (2023). Leciona desde 2002 e atualmente é professor afetivo da prefeitura de Várzea Grande - MT e do Estado do Mato Grosso.

 

RESUMO

O estudo tem como objetivo discutir os aspectos teóricos/metodológicos relacionados ao ensino de literaturas africanas em língua portuguesa para o ensino médio. A abordagem é centrada na legislação destinada ao ensino de literaturas em língua portuguesa nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) e na Lei 10.639/03, que torna a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Com a perspectiva de agregar a aprendizagem e a formação da identidade negra e descontruir estereótipos pré-estabelecidos, fazendo com que os alunos aprendam sobre a importância da cultura negra na formação da sociedade. Neste contexto, o objetivo central do trabalho é através de metodologias pedagogias reduzir o racismo estrutural em diversos ambientes, através do conhecimento transmitido do professor ao aluno, estimulando o acesso à literatura negro-africana, expondo a importância de estimular a leitura de autores africanos que relatam que a África negra não deve ser vista como repulsiva, mas como autoafirmação, resistência e consolidação da identidade negra.

Palavras-chave: Literatura africana. Propostas pedagógicas. Lei 10.639. Literatura pós-colonial. Cultura.