José Orlando Soares
Minicurrículo do autor:
graduado em Letras/Português pela Universidade Castelo Branco (2004),
licenciado em Pedagogia pela UNICID (2017), possui ainda especialização em
Gestão e Orientação Educacional (2020) e Especialização em Educação Especial
(2023). Leciona desde 2002 e atualmente é professor afetivo da prefeitura de
Várzea Grande - MT e do Estado do Mato Grosso.
RESUMO
O estudo
tem como objetivo discutir os aspectos teóricos/metodológicos relacionados ao
ensino de literaturas africanas em língua portuguesa para o ensino médio. A
abordagem é centrada na legislação destinada ao ensino de literaturas em língua
portuguesa nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Brasileira (LDB) e na Lei 10.639/03, que torna a
obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Com
a perspectiva de agregar a aprendizagem e a formação da identidade negra e
descontruir estereótipos pré-estabelecidos, fazendo com que os alunos aprendam
sobre a importância da cultura negra na formação da sociedade. Neste contexto,
o objetivo central do trabalho é através de metodologias pedagogias reduzir o
racismo estrutural em diversos ambientes, através do conhecimento transmitido
do professor ao aluno, estimulando o acesso à literatura negro-africana,
expondo a importância de estimular a leitura de autores africanos que relatam
que a África negra não deve ser vista como repulsiva, mas como autoafirmação,
resistência e consolidação da identidade negra.
Palavras-chave: Literatura africana. Propostas pedagógicas. Lei 10.639. Literatura pós-colonial. Cultura.