DOI: 10.5281/zenodo.10667226

 

Patricia Rabelo

Doutoranda em Educação a Distância e e-Learning, Universidade do Minho. Mestra em Emergent Technologies in Education, Miami University of Science and Technology. Atua como roteirista de audiovisual. patiup@gmail.com

 

Rosemary Trabold Nicácio

Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP/Marília. Atua como orientadora do Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação da Must University. rosenicacio@gmail.com

 

RESUMO

Em 1762, Rousseau já afirmava que, para manter a curiosidade dos alunos, o professor deveria apresentar-lhes questões desafiadoras, ao invés de responder às suas perguntas, o tempo passou, e ainda hoje, discute-se sobre metodologias que desafiem e coloquem os alunos em plena ação. Esta pesquisa, cujo objeto foi o processo histórico e a origem da sala de aula invertida, partiu do seguinte problema de investigação: quais suas origens históricas? O objetivo geral foi identificar as origens da sala de aula invertida, e os objetivos específicos foram identificar as condições do surgimento da aprendizagem ativa e das metodologias ativas e mapear as primeiras experiências de sala de aula invertida. Constatou-se que a escola e a metodologia de ensino que predominam até hoje surgiram no século XVI, na transição entre o período medieval e a modernidade, com a emergência da sociedade burguesa. Verificou-se que foi no século XX que a psicologia fez contribuições importantes para desenhar as metodologias ativas, por meio das teorias de pesquisadores como Dewey (2023), Vigotski (1991) e Talbert (2019), entre outros. Concluiu-se ainda que as experiências seminais de sala de aula invertida inspiram-se nas propostas de Eric Mazur, em 1990, na Universidade de Harvard; de J. Wesley Baker, em 1995, na Cedarville University; e de Maureen Lage, Glenn Platt e Michael Treglia, em 1996, na Miami University. Mas, foi apenas em 2006, na Woodland Park High School, que os professores Jonathan Bergmann e Aaron Sams denominaram ‘sala de aula invertida’ (flipped classroom) a sua experiência de inversão da aprendizagem.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Aprendizagem ativa. Sala de aula invertida. Tecnologias digitais. História.