Alex Cesário de Oliveira
Professor, Orientador
Pedagógico
Licenciado em
Educação Especial
RESUMO
Para a elaboração do
presente artigo, foi conduzida uma meticulosa pesquisa bibliográfica com o
propósito de elucidar a praticidade do reconhecimento das particularidades dos
educandos. É imperativo compreender que, quando tais especificidades são
identificadas por educadores e familiares, o processo de direcionar e fomentar
o desenvolvimento de suas habilidades torna-se mais eficiente. O estudo também
teve como objetivo sensibilizar educadores e familiares sobre a necessidade de
intervir precocemente em casos de Necessidades Educacionais Especiais (NEEs)
para otimizar o desenvolvimento dos educandos. Adicionalmente, enfatizou-se o
conceito de inclusão, destacando a importância de superar preconceitos por meio
do conhecimento, salientando que a inclusão não é apenas um direito do aluno,
mas também uma responsabilidade das instituições de ensino. Os profissionais da
educação, por sua vez, devem buscar especialização contínua para atender
adequadamente a essas demandas. É relevante mencionar que, embora este estudo
tenha trazido à luz aspectos significativos para uma compreensão mais
aprofundada da inclusão escolar, não pretendeu ser exaustivo nem propôs uma
nova metodologia de aprendizagem. A investigação foi embasada em obras e bases
de dados científicas, como a Scielo, recorrendo a autores renomados no campo,
todos convergindo para responder à questão central: "Como assegurar que
educandos com Necessidades Educacionais Especiais recebam intervenções
precoces, garantindo assim que seu desenvolvimento social e cognitivo não seja
comprometido?".
Palavras-chave: Inclusão. Preconceito. Educação. Necessidades Especiais Educacionais.