DOI: 10.5281/zenodo.10513136

 

Esivaldo Idalino da Silva

Especialista em Informática na Educação (IFMA); Especialista em Gestão Educacional em Rede (UFPI); Técnico em informática (IFPI); Licenciado em Pedagogo (UESPI); Bacharel em Sistema de Informação (UFPI); E-mail: esivaldoidal@gmail.com

 

RESUMO

Este trabalho buscou responder qual a contribuição das tecnologias digitais no Ensino Superior. E justificou-se na busca de descobrir se estas tecnologias são utilizadas em sala de aula. Teve como objetivo geral identificar a contribuição das tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem na educação superior em São Raimundo das Mangabeiras no Maranhão e como objetivos específicos, identificar quais recursos digitais são utilizados na educação superior, descrever como as tecnologias digitais auxiliam o professor no processo de ensino, avaliar quais são os principais ganhos das tecnologias digitais para a educação. A hipótese levantada é de que os educadores não receberam qualificação profissional para utilização das tecnologias digitais em sala de aula. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo com aplicação de um questionário semiestruturado para 07 (sete) professores, contendo cinco (05) perguntas fechadas de múltipla escolha e uma (01) pergunta aberta. A pesquisa bibliográfica foi baseada em leitura de artigos, sites, revistas e livros que abordam o tema. Para o referencial teórico foram utilizados os autores D’ÁVILA, (2021), FERREIRA (2022) e SILVA (2022). Os resultados encontrados foram que a utilização das tecnologias digitais trouxe muitos ganhos para comunidade acadêmica. O tema pesquisado é bastante relevante e importante para comunidade e para Instituições de Ensino Superior que assistem aos graduandos nessa dificuldade em desenvolver atividades de ensino aprendizagem com a utilização das tecnologias digitais.

Palavras-chave: Ensino superior. Ferramentas digitais. Tecnologias digitais.