Esivaldo Idalino da Silva
Especialista em Informática na Educação (IFMA);
Especialista em Gestão Educacional em Rede (UFPI); Técnico em informática
(IFPI); Licenciado em Pedagogo (UESPI); Bacharel em Sistema de Informação
(UFPI); E-mail: esivaldoidal@gmail.com
RESUMO
Este trabalho
buscou responder qual a contribuição das tecnologias digitais no Ensino
Superior. E justificou-se na busca de descobrir se estas tecnologias são
utilizadas em sala de aula. Teve como objetivo geral identificar a contribuição
das tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem na educação
superior em São Raimundo das Mangabeiras no Maranhão e como objetivos
específicos, identificar quais recursos digitais são utilizados na educação
superior, descrever como as tecnologias digitais auxiliam o professor no
processo de ensino, avaliar quais são os principais ganhos das tecnologias
digitais para a educação. A hipótese levantada é de que os educadores não
receberam qualificação profissional para utilização das tecnologias digitais em
sala de aula. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo com aplicação de
um questionário semiestruturado para 07 (sete) professores, contendo cinco (05)
perguntas fechadas de múltipla escolha e uma (01) pergunta aberta. A pesquisa
bibliográfica foi baseada em leitura de artigos, sites, revistas e livros que
abordam o tema. Para o referencial teórico foram utilizados os autores D’ÁVILA,
(2021), FERREIRA (2022) e SILVA (2022). Os resultados encontrados foram que a
utilização das tecnologias digitais trouxe muitos ganhos para comunidade
acadêmica. O tema pesquisado é bastante relevante e importante para comunidade
e para Instituições de Ensino Superior que assistem aos graduandos nessa
dificuldade em desenvolver atividades de ensino aprendizagem com a utilização das
tecnologias digitais.
Palavras-chave: Ensino superior. Ferramentas digitais. Tecnologias digitais.