Gleisy Kelly Moreira Lima
Discente da Universidade
da Amazônia, gleisy.fotog@hotmail.com.
Maria Elizabeth G. Franco
Discente da Universidade
da Amazônia, bete.lin@hotmail.com.
Dayanne Dailla da Silva Cajueiro
Docente da Universidade
da Amazônia, Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas,
dayanne_dailla@hotmail.com.
RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo verificar a
opinião de futuros pedagogos sobre sua formação inicial e o que esta assegura
para sua futura atuação como docente no contexto da Educação Inclusiva na
Educação Básica. Reconhecendo que atuar na inclusão escolar é deveras complexo
e necessita de um aporte teórico e prático bem estruturado e consolidado
mediante a realidade atual da educação no país. Para tanto, esta pesquisa de
opinião teve um caráter qualitativo. Tendo como lócus uma universidade do
município de Ananindeua, como participantes 81 discentes do curso de Pedagogia,
estando no 2º, 4º, 6º e 8º períodos. O instrumento de coleta de dados utilizado
foi um formulário on-line na plataforma do Google (Google Forms). Como aporte
teórico, foram utilizados, os estudos de Saviani (2009), Gatti (2010), Mantoan
(2023), entre outros. Os resultados apontaram: para o reconhecimento dos
acadêmicos da existência de componentes curriculares específicos com o apoio de
outros não específicos, que discutem o tema inclusão escolar; que existe uma
necessidade de melhoria nas práticas pedagógicas voltados para a área da
educação inclusiva; que é preciso melhorar ou aumentar os componentes
curriculares na forma de teorias e práticas para fundamentar melhor as futuras
atuações na área; que a universidade desempenha papel relevante no processo de
construção de conhecimento e produção de profissionais para atuarem na educação
básica no contexto da educação inclusiva.
Palavras-chave: Pedagogia. Educação Básica. Educação Inclusiva. Formação. Atuação Docente.