Cecilia Calvo Pesce
Doutora em didática da matemática pela Universidade Autônoma de
Barcelona, Professora de matemática na Escola Sant Gregori (Barcelona) e
Referência didática na Innovamat Education, ccalvo@santgregori.org
Marc Caelles Vidal
Professor de matemática na Escola Sant Gregori (Barcelona) e
Especialista didático na Innovamat Education,
mcaelles@santgregori.org
Blanca Souto Rubio
Doutora em didática da matemática pela Universidade Complutense de
Madrid e Especialista didática na Innovamat Education blanca.souto@innovamat.com
Marçal Torrallardona Raventós
Especialista didático na Innovamat Education, marsal.torrallardona@innovamat.com
RESUMO
Para desenvolver
competências matemáticas nos estudantes, é crucial não apenas transmitir
conhecimentos, mas também promover processos que estruturem o pensamento
matemático. Pólya e Freudenthal são figuras-chave que influenciaram o ensino de
matemática como um conjunto de processos. A OCDE, através do Marco de PISA,
apoia esta abordagem baseada em competências. São propostos quatro processos
essenciais: resolução de problemas, raciocínio e prova, conexões, e comunicação
e representação. As atividades ricas são ferramentas didáticas que integram
conteúdo matemático significativo e promovem um ambiente de ensino aberto e
flexível. Para serem eficazes, estas atividades devem proporcionar
oportunidades de aprendizagem, contextualizar o conteúdo matemático e promover
a discussão produtiva e a colaboração. Além disso, devem ser inclusivas,
permitindo a participação de todos os estudantes. São apresentadas duas
atividades práticas: “Dados de inteiros”, que convida os estudantes a explorar
a probabilidade e as operações com números inteiros através da regra de
Laplace, e “Cover-up para resolver equações de primeiro grau”, que promove a
descoberta de estratégias para revelar incógnitas e resolver equações. Estas
atividades ilustram como aplicar os processos
matemáticos em sala de aula e fomentar a participação ativa dos alunos.
Em conclusão, a implementação de atividades ricas, alinhadas com um marco
teórico sólido e focadas em processos matemáticos chave, é fundamental para uma
aprendizagem matemática competente e significativa.
Palavras-chave: Atividades ricas. Processos. Gestão de sala de aula. Perguntas.