Josedalva Farias dos Santos
Professora da Rede Pública de Malhada-Bahia,
Licenciada em Pedagogia(UNEB), Especialista em Educação do Campo
(UCAM),Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação
Infantil (FAVENI),Especialista em Metodologia do Ensino Superior-(FACUMINAS),
Especialista em Educação Digital (UNEB),
fariasjosedalva@gmail.com
Divina Maria Farias Santos Lima
Professora
da Rede Pública de Malhada-Bahia,
Licenciada em Pedagogia (UNEB),
Especialista em Educação Musical e Ensino de Artes
(UCAM)
divinalima2013@gmail.com
Jeanne Cristina Farias Santos Lima
Professora
da Rede Pública de Malhada e Feira da Mata-Bahia,
Licenciada em Pedagogia (UNEB)
Especialista em Psicopedagogia Clinica,
Institucional e Educação Infantil (FAVENI)
crisjeanne@hotmail.com
José
Mílton dos Santos Batista
Acadêmico da Licenciatura em Educação Física (UNEB)
josemilton1603@gmail.com
Leoneide
Magalhães Santos
Licenciada
em Biologia-UNEB; Especialista em Mineração e Meio Ambiente-UFRB; Especialista
em Gestão Ambiental-UCAM,
leoneidemagalhaes@hotmail.com
Maria Divina Cardoso Souza
Graduada em
Biologia (UNEB)
Professora (REDA) da Rede Estadual de
Malhada-Bahia, Acadêmica da Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e
Digital(UFRB)
divinasouzamicael@outlook.com
RESUMO
A referida pesquisa de campo tem como objetivo
geral identificar e diagnosticar os aspectos da psicopedagogia institucional
com foco no Diagnóstico Psicopedagógico na Escola Municipal Professora Alice
Maria, situada na cidade de Malhada-Bahia.
A unidade é uma escola nucleada que atende alunos provenientes da zona
urbana, da educação do/no campo, remanescentes quilombolas de Tomé Nunes,
ofertando o Ensino Fundamental II , nos períodos matutino e vespertino, com um
total de 311 alunos matriculados em 2023. O presente estudo foi elaborado para
demonstrar a importância do psicopedagogo na escola para investigar as questões
relacionadas às dificuldades de aprendizagem, considerando sua função de
antecipação, planejamento, intervenção e organização de ações que possam otimizar as práticas
pedagógicas. Dessa forma, a pesquisa de cunho qualitativo utiliza metodologia
de análise documental, Projeto Político Pedagógico (PPP), observação da
estrutura física pela autora do estudo que também é professora regente na unidade.
O resultado apontou que a atuação do psicopedagogo é de suma importância, visto
que na escola, foram identificados mais de 10% de alunos matriculados com
dificuldades de aprendizagem. A instituição precisa incorporar uma hierarquia
saudável e flexiva, com ideias e ações compartilhadas para propiciar um
ambiente estimulante, transparente, desafiante e inovador, onde cada sujeito
possa ser ativo, autônomo e importante
no processo de desenvolvimento do ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Psicopedagogia Institucional. Psicopedagogo. PPP. Ensino- aprendizagem.