Luís Fernando C da S Correia
Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGC&Tamb) pela (UFMA)
Campus de São Luís/ MA
E-mail:fernando.c@acad.ifma.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9801142581107656
Jennifer da Cruz Arouche Silva
Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGC&Tamb) pela (UFMA)
Campus de São Luís/ MA
E-mail:jennifer.arouche@hotmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0091298366848905
Kaio da Silva Bandeira
Mestrando em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) pela (UEMA)
Campus de São Luís/ MA
E-mail:
kaiobiolog202@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6900626780064013
RESUMO
Este estudo traz reflexões acerca da inclusão
educacional sobretudo no que diz respeito as dificuldades enfrentadas pela
falta de apoio as pessoas com deficiência principalmente no âmbito escolar, o
objetivo da pesquisa é demonstrar por meio de revisão bibliográfica as
possibilidades de agregar ao panorama da educação inclusiva, dentro de
múltiplas perspectivas de ensino. Diante disso, percebe- se a necessidade de
conhecer o cenário atual da educação inclusiva, discorre-se sobre as
alternativas para melhoramento de inclusão bem como aplicabilidade de
tecnologias assistivas que garantem o desenvolvimento de alunos com
dificuldades de aprendizagem. Pontua ao fornecer suporte e recursos adequados,
as barreiras que podem impedir esses alunos de aprender podem ser identificadas
e superadas, além disso, a inclusão educacional prepara os alunos para a vida
em uma sociedade diversificada, estimulando-os a convivência e a interação com
colegas de diferentes formações e habilidades. Logo, os alunos aprendem a
valorizar a diversidade e a trabalhar em equipe e essas habilidades são
essenciais para o sucesso em um mundo cada vez mais inclusivo. O estudo aponta a
inclusão educacional como elemento de suma importância na aprendizagem, pois
proporciona a igualdade de oportunidades, além de valorizar a diversidade e
instigar o desenvolvimento social e emocional de todos os alunos para enfrentar
os desafios do mundo atual.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Uso de tecnologias. Pessoa com deficiência. Tecnologias.