Mariana Fernandes Vasconcellos
Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica do município de
Uruguaiana/RS. Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul (PUCRS). Especialização em Gestão Escolar pela Universidade
Castelo Branco. Mestra em Ensino profissional de Línguas pela Universidade
Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atualmente aluna regular da Pós- Graduação em
Letras – Curso de Doutorado pela Universidade Passo Fundo/RS (UPF). E-mail:marianafernandesvasconcellos@gmail.com
Rovana
Chaves
Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Educação
Básica no município de Palmeira das Missões/RS. Graduada em Letras pela
Universidade de Ijuí (UNIJUÍ). Bacharela em Direito pela Universidade em Direito
pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Letras pela
Universidade do Noroeste do Estado (URI). Mestra em Letras pela Universidade de
Passo Fundo (UPF). Atualmente, é aluna regular da Pós-Graduação em Letras -
Curso de Doutorado pela Universidade de Passo Fundo/RS (UPF) e da
Especialização em Gestão Cultural pelo Serviço Nacional de Aprendizagem
Comercial (SENAC/SP). E-mail: 104170@upf
RESUMO
O presente trabalho consiste em um relato de
experiência de rodas de leitura realizadas em públicos, contextos, modalidades
e cidades diferentes do Rio Grande do Sul, sendo elas Uruguaiana - localizada
na região fronteira oeste - e Palmeira das Missões - situada na região norte do
estado. O objetivo geral deste estudo consiste em verificar em que medida a
leitura literária pode ser uma ferramenta que (trans)forma a subjetividade das
pessoas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em relação à
leitura, buscando-se subsídios em Abreu (2001), Chartier (1999), Lojolo e
Zilberman (2009), Martins (1994) e Soares (2004). Para refletir sobre
experiência leitora e elaboração da subjetividade, recorreu-se à Larrosa (2002)
e Yunnes (2009). Ademais, trata-se de uma pesquisa-ação que envolveu dois
grupos formados por diferentes faixas etárias, sendo o primeiro composto por
duas jovens e duas adultas e o segundo por quatro adultos. Os dados coletados
foram analisados à luz das teorias dos autores já citados. Os resultados
apontam que em ambas as rodas foi constatado o quão importante a leitura
literária pode ser na vida das pessoas. A partir da leitura da crônica
“(Re)encontro” os dois grupos socializaram experiências como a aquisição de
novos hábitos para a vida, caminhadas ao ar livre e valorização das pequenas
coisas. Além disso, notou-se a relação feita entre o texto literário e autores que
fazem parte da área filosófica. Para somar a tais experiências, observou-se que
o texto literário conseguiu atingir de maneiras distintas a subjetividade de
ambos os grupos, através do olhar para si e para o próximo no que tange às
emoções, aos pensamentos e às vivências de antes, durante e quase pós-pandemia.
Palavras-chave: Roda de leitura. Leitura literária. Experiência leitora. Subjetividade.