Alexandre Cordeiro
Rodrigues
Graduando em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri-URCA, e-mail:
Anderson Diego de Sá Sampaio
Graduando em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri-URCA, e-mail:
Iolanda Felix Matias Sobral Braga
Graduanda em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri-URCA, e-mail:
Jakeline Maria Tomaz Melo
Graduanda em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri-URCA, e-mail:
Natália Pinheiro
Fabricio Formiga
Enfermeira.
Mestre em Enfermagem, Universidade Regional
do Cariri-URCA, e-mail:
RESUMO
Objetivou-se discutir a criticidade do sistema
de educação brasileira proposta pelo documentário “Nunca me sonharam” com base
na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Trata-se de uma resenha
crítica advinda de discussões da disciplina Processo Ensino Aprendizagem do
curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA. O
documentário levanta questões importantes sobre a estruturação das escolas
brasileiras, as taxas de evasão, a pouca valorização dada à educação
brasileira, assim como os desafios enfrentados pelos estudantes e educadores. O
embasamento na jurisdição elegida permite compreender o papel do Estado, da
família e da sociedade para com a educação brasileira e que o modelo de
educação do Brasil, ainda, requer mais investimento para ser mais inclusivo e
próximo das diferentes realidades dos estudantes, para que a escola seja um
ambiente mais acolhedor e propício ao ativo processo de ensino aprendizagem,
formando cidadãos críticos, aptos aos desafios cotidianos e do mercado de
trabalho, com corresponsabilidade.
Palavras-chave: Educação brasileira. Educação e sistemas educacionais. Ambiente escolar.