Enéas
Machado
Universidade Católica de Santos
(UNISANTOS)
Grupo de Pesquisa Instituições de
Ensino: Políticas e Práticas Pedagógicas
RESUMO
A ação supervisora nos Sistemas de
Ensino está amalgamada, segundo Machado (2021), nas dimensões instrumentalizadora, humanizadora ou emancipatória. Com base
nessa premissa, percebe-se que estas dimensões não se polarizam, mas coexistem,
no cumprimento do propósito profissional. Por esse motivo, as tensões presentes
na ação supervisora são divergentes e complementares; burocráticas (em um viés
instrumentalizador), e, ao mesmo tempo, emancipatórias e humanizadoras. As
tensões experienciadas pelos agentes da supervisão de ensino são entendidas
como situações-limites (FREIRE, 2018; STRECK; REDIN; ZITKOSKI, 2018) que implicam em estratégias (BOURDIEU, 1972, 1983, 1987, 1994, 1996) para resolver, pela ação com
reflexão, os obstáculos, a fim de transpor as fronteiras entre as utopias
(sonhos) e as realizações. Portanto, a supervisão de ensino necessária,
enfrenta as tensões entre a instrumentalização e a humanização, superando as
contradições, assumindo desse modo, relações mais horizontalizadas, nos níveis
decisórios, em uma visão de conjunto: agregadora e includente. Pela pesquisa
qualitativa (ALVES; SILVA, 1992; GODOY, 1995) foi possível adentrar no contexto
sociocultural dos informantes para conhecer seus valores, comportamentos,
crenças e visões de mundo (MOSCOVICI, 2005, 2011, 2012). A supervisão de ensino
contribui, assim, na conquista da produção de ensino de qualidade, socialmente
referendada e competente a favor do público. Nesse sentido, as experiências
(LARROSA BONDÍA, 2002) possibilitam a reflexão sobre a ação e a reflexão na
ação, produzindo os modos de ser e estar (ABDALLA, 2006, 2017) na profissão. Os
agentes que atuam como supervisores de ensino das Secretarias de Educação
(SEDUCs) da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), depreendem, no
campo das representações sociais (MOSCOVICI, 2005, 2011, 2012) e profissionais
(BLIN, 1997), um profissional dotado de competência técnica, pelo conhecimento
legal e pela habilidade em lidar com as situações adversas conflituosas.
Palavras-chave: Ação supervisora, situações-limites, estratégias, experiências e saídas possíveis.