Marcio de Souza Giacomini
Colégio
Marista Rosário
marcio.giacomini@maristas.org.br
Michele Lisbôa Wigner
Colégio
Marista Rosário
michele.wigner@maristas.org.br
Vanessa Schvartz Riva
Colégio
Marista Rosário
vanessa.riva@maristas.org.br
Ederson Luiz Locatelli
Rede Marista
ederson.locatelli@maristas.org.br
RESUMO
Atualmente,
no contexto tecnológico tem-se falado muito na tecnologia metaverso. Ela não é
uma tecnologia tão nova, pois há décadas que alguns dos metaversos têm sido
utilizados para diferentes atividades na educação, tais como, games SimCity,
Second Life, Activeworlds, etc. Contudo, qual o seu potencial para o
desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem a autoria e o
protagonismo dos estudantes? Neste relato de experiência, os autores irão descrever
uma prática realizada em um colégio privado com os estudantes de uma turma do
5º ano do Ensino Fundamental e na área de humanas. Com o desenvolvimento da
prática, foi evidenciado que tanto para os educadores, quanto para os
estudantes houve uma experiência tecnológica com potencial pedagógico muito
significativo. Além disso, a colaboração proporcionou a aprendizagem entre
estudantes com menos fluência tecnológica e que o ensinar e o aprender são
processos compartilhados entre todos os envolvidos na experiência.
Palavras-chave: Metaverso, Ensino Fundamental, Ciências Humanas.