DOI: 10.5281/zenodo.8429414

 

Marcio de Souza Giacomini

Colégio Marista Rosário

marcio.giacomini@maristas.org.br

 

Michele Lisbôa Wigner

Colégio Marista Rosário

michele.wigner@maristas.org.br

 

Vanessa Schvartz Riva

Colégio Marista Rosário

vanessa.riva@maristas.org.br

 

Ederson Luiz Locatelli

Rede Marista

ederson.locatelli@maristas.org.br

 

RESUMO

Atualmente, no contexto tecnológico tem-se falado muito na tecnologia metaverso. Ela não é uma tecnologia tão nova, pois há décadas que alguns dos metaversos têm sido utilizados para diferentes atividades na educação, tais como, games SimCity, Second Life, Activeworlds, etc. Contudo, qual o seu potencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem a autoria e o protagonismo dos estudantes? Neste relato de experiência, os autores irão descrever uma prática realizada em um colégio privado com os estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental e na área de humanas. Com o desenvolvimento da prática, foi evidenciado que tanto para os educadores, quanto para os estudantes houve uma experiência tecnológica com potencial pedagógico muito significativo. Além disso, a colaboração proporcionou a aprendizagem entre estudantes com menos fluência tecnológica e que o ensinar e o aprender são processos compartilhados entre todos os envolvidos na experiência.

Palavras-chave: Metaverso, Ensino Fundamental, Ciências Humanas.