Sabrina Caroline Bassani
Doutoranda do Programa de
Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). E-mail: bassanisabrina411@gmail.com.
RESUMO
Neste artigo, propõe-se aproximação dos pressupostos de
Mikhail Bakhtin e o seu Círculo (1992/2004) e a Aquisição da Linguagem,
trazendo reflexões teóricas que decorrem dessa aproximação, principalmente, no
que tange a inserção da criança na língua(gem) e as contribuições do dialogismo
para essa área. Para tanto, utiliza-se a abordagem dialógica de Mikhail Bakhtin e
seu Círculo (1992, 2004), segundo os quais o sujeito é considerado como um ser
social que se apropria da palavra por meio da experiência com o mundo que o
cerca. Tais pressupostos dialogam com as abordagens de Del Ré, Paula e
Mendonça (2014) para quem a Aquisição da Linguagem pode ser abordada sob várias
óticas, demonstrando, especialmente, como o olhar bakhtiniano pode auxiliar no
entendimento sobre o processo de aquisição da fala pela criança. Quanto à
metodologia, trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo, explicativo,
bibliográfico e qualitativo. Tal estudo demonstra que olhar para a criança na
língua(gem) a partir da visão bakhtiniana é também considerá-la como um sujeito
que se constitui socialmente a partir da interação verbal, na relação de troca
com o outro e que, devido à sua inserção social e histórica, está em constante
processo de formação.
Palavras-chave: Criança. Língua(gem). Dialogismo.