DOI: 10.5281/zenodo.8331680

 

Sabrina Caroline Bassani

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). E-mail: bassanisabrina411@gmail.com.

 

RESUMO

Neste artigo, propõe-se aproximação dos pressupostos de Mikhail Bakhtin e o seu Círculo (1992/2004) e a Aquisição da Linguagem, trazendo reflexões teóricas que decorrem dessa aproximação, principalmente, no que tange a inserção da criança na língua(gem) e as contribuições do dialogismo para essa área. Para tanto, utiliza-se a abordagem dialógica de Mikhail Bakhtin e seu Círculo (1992, 2004), segundo os quais o sujeito é considerado como um ser social que se apropria da palavra por meio da experiência com o mundo que o cerca. Tais pressupostos dialogam com as abordagens de Del Ré, Paula e Mendonça (2014) para quem a Aquisição da Linguagem pode ser abordada sob várias óticas, demonstrando, especialmente, como o olhar bakhtiniano pode auxiliar no entendimento sobre o processo de aquisição da fala pela criança.  Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo, explicativo, bibliográfico e qualitativo. Tal estudo demonstra que olhar para a criança na língua(gem) a partir da visão bakhtiniana é também considerá-la como um sujeito que se constitui socialmente a partir da interação verbal, na relação de troca com o outro e que, devido à sua inserção social e histórica, está em constante processo de formação.

Palavras-chave: Criança. Língua(gem). Dialogismo.