Marcos
Junio Lira Silva[1]
Coordenador Pedagógico,
mjlsilva@pi.sesc.com.br
[1] Pedagogo formado pela Universidade
Federal do Piauí (UFPI). Coordenador Pedagógico dos Anos Finais do Ensino
Fundamental - Sesc Centro Educacional de Parnaíba Miranda Osório. Especialista
em Docência do Ensino Religioso (ICESPI); em Alfabetização e Letramento
(UNOPAR) e em Gestão Escolar (Senac).
RESUMO
A Educação do Sesc
fomenta uma proposta de ensino que aguça a curiosidade, a criatividade e a
autonomia do educando, nos seus diversos aspectos
sócio-cognitivos-psíquicos-afetivo e motor. Propomos uma escola preparada para
o presente com vistas no futuro. Se assim não olharmos uma educação para o
presente com olhar futurista, correremos o mesmo risco de vivenciar práticas de
uma escola que apresenta práticas descontextualizadas da vida, que não se
ensina o aluno a dialogar, a compartilhar seus saberes, a ser produtor,
construtor, como um arquiteto, que pensa e planeja todas as etapas de seu
projeto antes de tirar suas ideias do papel, ou seja, o aluno precisa por
intermédio do professor, desenvolver competências e habilidades para que ele
(discente) seja capaz de pensar e agir sobre cada passo de sua aprendizagem.
Desse modo, metodologicamente adotamos uma pedagogia que dá tempo para o aluno
aprender, que leva em consideração as especificidades dos alunos, que faça do
conteúdo que vai ser trabalhado algo proveitoso, significativo, real na vida da
criança e não algo angustiante, prisioneiro, sufocante que não respeita o
processo do aprendizado de cada aluno. O presente estudo bibliográfico emergi
da própria Proposta Pedagógica do Sesc (2015) e das Diretrizes para a Educação
do Sesc (2019). Então, a Proposta de ensino do Sesc propõe uma postura
pedagógica que ultrapasse a simples transmissão de informação e que se
comprometa com a aprendizagem significativa e com as particularidades de cada
um e de todos os seus educandos; O professor surge como mediador de sua prática
e o aluno por sua vez protagonista desta; O conhecimento prévio do aluno deva
ser considerado; O ponto de partida é por uma prática inter e transdisciplinar
de ensino, onde em ambas existe diálogo entre as áreas do saber, pois
concebemos o conhecimento como algo mutável e global, não estanque, pontual e
fragmentado, ou seja, em que as áreas do conhecimento se inter-relacionam e se
complementam atribuindo sentido ao saber científico e sistematizado; Faz uso de
metodologias ativas por meio de trabalho com projetos que envolve o diálogo,
escuta, coletividade da comunidade escolar, troca de conhecimento, tempo,
envolvimento, pesquisa e planejamento.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Autonomia do educando. Função social da escola.