DOI: 10.5281/zenodo.8331688

 

Marcos Junio Lira Silva[1]

Coordenador Pedagógico, mjlsilva@pi.sesc.com.br

 



[1] Pedagogo formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenador Pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental - Sesc Centro Educacional de Parnaíba Miranda Osório. Especialista em Docência do Ensino Religioso (ICESPI); em Alfabetização e Letramento (UNOPAR) e em Gestão Escolar (Senac).

RESUMO

A Educação do Sesc fomenta uma proposta de ensino que aguça a curiosidade, a criatividade e a autonomia do educando, nos seus diversos aspectos sócio-cognitivos-psíquicos-afetivo e motor. Propomos uma escola preparada para o presente com vistas no futuro. Se assim não olharmos uma educação para o presente com olhar futurista, correremos o mesmo risco de vivenciar práticas de uma escola que apresenta práticas descontextualizadas da vida, que não se ensina o aluno a dialogar, a compartilhar seus saberes, a ser produtor, construtor, como um arquiteto, que pensa e planeja todas as etapas de seu projeto antes de tirar suas ideias do papel, ou seja, o aluno precisa por intermédio do professor, desenvolver competências e habilidades para que ele (discente) seja capaz de pensar e agir sobre cada passo de sua aprendizagem. Desse modo, metodologicamente adotamos uma pedagogia que dá tempo para o aluno aprender, que leva em consideração as especificidades dos alunos, que faça do conteúdo que vai ser trabalhado algo proveitoso, significativo, real na vida da criança e não algo angustiante, prisioneiro, sufocante que não respeita o processo do aprendizado de cada aluno. O presente estudo bibliográfico emergi da própria Proposta Pedagógica do Sesc (2015) e das Diretrizes para a Educação do Sesc (2019). Então, a Proposta de ensino do Sesc propõe uma postura pedagógica que ultrapasse a simples transmissão de informação e que se comprometa com a aprendizagem significativa e com as particularidades de cada um e de todos os seus educandos; O professor surge como mediador de sua prática e o aluno por sua vez protagonista desta; O conhecimento prévio do aluno deva ser considerado; O ponto de partida é por uma prática inter e transdisciplinar de ensino, onde em ambas existe diálogo entre as áreas do saber, pois concebemos o conhecimento como algo mutável e global, não estanque, pontual e fragmentado, ou seja, em que as áreas do conhecimento se inter-relacionam e se complementam atribuindo sentido ao saber científico e sistematizado; Faz uso de metodologias ativas por meio de trabalho com projetos que envolve o diálogo, escuta, coletividade da comunidade escolar, troca de conhecimento, tempo, envolvimento, pesquisa e planejamento.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Autonomia do educando. Função social da escola.