Jorge de Sousa Santos
Professor na Educação Básica. Licenciado em
Pedagogia (UEG).
Especialista em Currículo e Prática Docente nos
A.I do Ens. Fund. (UFPI).
Especialista em Linguagem, Suas Tecnologias e o
Mundo do Trabalho (UFPI).
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação
(MUST UNIVERSITY).
E-mail.: j.ssantos_letras@hotmail.com
Lattes
ID: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973
Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-3022-2803
RESUMO
Este artigo traz uma reflexão a respeito da
dinâmica professor x tecnologia x aluno. Tem por objetivo central a discussão
sobre ambiente de aprendizagem tecnológico e o papel do professor no e-learning.
Apresenta como elemento substancial para esta produção, a concepção de
aprendizagem baseadas no sócio-construtivismo, a qual se argumenta como
estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes, no processo de ensino-aprendizagem,
que envolvem os alunos, engajam-os e tornam-os protagonistas do próprio
aprendizado. Essa pesquisa classifica-se
como bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter qualitativo e
enquadra-se na categoria explicativa. Para
colaborar com esta construção, este artigo aponta, ainda, algumas contribuições
relevantes sobre a temática de diferentes autores que surgiram no decorrer da
realização da pesquisa. Apresenta, ainda, o papel dos professores frente ao
processo educativo no século XXI e dos arranjos contemporâneos para assegurar a
integração ao currículo das novas tecnologias digitais na educação. E,
conclui-se que, a materialização das ações se manifesta considerando as
necessidades históricas, sociais e cognitivas dos alunos nos espaços de
aprendizagem físicos ou virtuais.
Palavras-chave: Ambiente e-learning. Construtivismo na Educação. Sociointeracionismo.