DOI: 10.5281/zenodo.8331704

 

Jorge de Sousa Santos

Professor na Educação Básica. Licenciado em Pedagogia (UEG).

Especialista em Currículo e Prática Docente nos A.I do Ens. Fund. (UFPI).

Especialista em Linguagem, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI).

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST UNIVERSITY).  

E-mail.: j.ssantos_letras@hotmail.com 

Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973

Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-3022-2803

 

RESUMO

Este artigo traz uma reflexão a respeito da dinâmica professor x tecnologia x aluno. Tem por objetivo central a discussão sobre ambiente de aprendizagem tecnológico e o papel do professor no e-learning. Apresenta como elemento substancial para esta produção, a concepção de aprendizagem baseadas no sócio-construtivismo, a qual se argumenta como estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes, no processo de ensino-aprendizagem, que envolvem os alunos, engajam-os e tornam-os protagonistas do próprio aprendizado. Essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para colaborar com esta construção, este artigo aponta, ainda, algumas contribuições relevantes sobre a temática de diferentes autores que surgiram no decorrer da realização da pesquisa. Apresenta, ainda, o papel dos professores frente ao processo educativo no século XXI e dos arranjos contemporâneos para assegurar a integração ao currículo das novas tecnologias digitais na educação. E, conclui-se que, a materialização das ações se manifesta considerando as necessidades históricas, sociais e cognitivas dos alunos nos espaços de aprendizagem físicos ou virtuais. 

Palavras-chave: Ambiente e-learning. Construtivismo na Educação. Sociointeracionismo.