Jorge de Sousa Santos
Professor na Educação Básica. Licenciado em
Pedagogia (UEG).
Especialista em Currículo e Prática Docente nos
A.I do Ens. Fund. (UFPI).
Especialista em Linguagem, Suas Tecnologias e o
Mundo do Trabalho (UFPI).
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação
(MUST UNIVERSITY).
E-mail.: j.ssantos_letras@hotmail.com
Lattes
ID: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973
Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-3022-2803
RESUMO
Este artigo traz uma reflexão a respeito da geração
screenagers e a educação. Tem
por objetivo central a discussão sobre a atual geração de estudantes e sua
relação com o universo educacional. Apresenta como elemento substancial para
esta produção, as possibilidades e impactos sobre a geração digital e seu
percurso escolar, ponderando sobre os desafios para os professores e escolas. Essa pesquisa
classifica-se como bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter
qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para colaborar com esta construção, este artigo aponta, ainda, algumas
contribuições relevantes sobre a temática de diferentes autores que surgiram no
decorrer da realização da pesquisa. Apresenta, ainda, o papel dos professores
frente ao processo educativo no século XXI e dos arranjos contemporâneos para
assegurar a integração ao currículo das novas tecnologias digitais na educação.
E, conclui-se que, a materialização das ações se manifesta considerando as
necessidades históricas, sociais e cognitivas dos alunos nos espaços de
aprendizagem físicos ou virtuais.
Palavras-chave: Screenagers. Desafio docente. Nativos digitais.